Evento acontece neste sábado, dia 04 (Fotos: Portal Infonet) |
Sergipe promove neste sábado, dia 04, o Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”. Na oportunidade, o evento promove ações gratuitas para a população e a expectativa é que mais de 600 pessoas participem das atividades promovidas por oito cooperativas engajadas na ação.
Estandes estarão montados até ás 14h na praça Fausto Cardoso, no centro da cidade, com apresentações de rodas de capoeira, aferição da pressão, corte de cabelo, distribuição de kits de higiene bucal e diversas outras atividades.
Segundo o presidente do Sindicato das Cooperativa de Sergipe, José Francisco do Nascimento, o objetivo demonstra o compromisso das cooperativas em benefício da comunidade. “A grande importância é nós mostramos a sociedade e comunidade o grande papel que tem as cooperativas no mundo, Brasil e em Sergipe através do voluntariado. Cada cooperativa representa um ramo como saúde, trabalho, educação e transporte. Só para se ter uma ideia da importância dessa iniciativa, o sistema cooperativista americano já veio ao Brasil para se inteirar desse trabalho e implantar no sistema cooperativista americano. O intuito é mostra o que as cooperativas fazem do ponto de vista do voluntariado, mostrando que a cooperativa se preocupa com a comunidade onde ela está inserida”, afirma
Saúde
José Francisco destaca a importância do evento
|
Na oportunidade, a população contou com a realização gratuitamente de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. O resultado é rápido e sai em 20 minutos. Presente no evento representando os parceiros, o coordenador do Programa de DST/Aids da SES, o médico Almir Santana, destaca que após a realização do exame, em caso positivo, a pessoa é orientada pelos profissionais a realizar o melhor tratamento.
“A unidade Fique Sabendo que é um micro-ônibus com três salas está realizando exames de HIV, sífilis e hepatite B e C. O exame dura em média 20 minutos e na hora do resultado a pessoa recebe o aconselhamento e orientações devidas. Caso o exame dê positivo para o HIV, a pessoa é encaminhada para o Cemarh onde haverá o acompanhamento e exames, já se der positivo para a sífilis e hepatite, a pessoa será encaminhada para a unidade de saúde mais próxima”, diz.
O casal Giselda dos Santos de Jesus e Ginaldo Santos de Jesus, participaram do evento e aproveitaram para realizar exames. “Sou por ele que tinha corte de cabelo e exames e resolvi vim, já que a gente não tem tempo de fazer os exames na semana. Já aferi a pressão que está boa, vou agora fazer o exame de glicemia”, conta.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B