Onze municípios sergipanos em situação de emergência por causa da seca estão desassistidos pela Operação Carro-Pipa desde o mês de outubro do ano passado. A ação, que leva água potável, está suspensa em todo o Nordeste, segundo informações do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).
O tenente-coronel Luciano Queiroz, diretor da Depec, afirmou que 58 caminhões pipa permanecem sem operar devido a falta de recursos orçamentários. “Estamos aguardando a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) ou a suplementação de créditos extraordinários que foi solicitada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para o Ministério da Economia”, explica.
Em Sergipe, 11 municípios estão cadastrados no programa e mais de 40 mil pessoas estão desabastecidas durante este período de suspensão. Carira, Canindé do São Francisco, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto foram os municípios citados pelo Governo Federal que estão em situação de emergência em relação à seca. Todos estes municípios são cadastrados na Operação Carro-Pipa.
De acordo com o tenente-coronel Luciano Queiroz, o Ministério da Economia deve se posicionar sobre a liberação dos créditos extraordinários até a aprovação da LOA para que a situação seja normalizada.
Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B