Seca: situação de emergência é decretada no município de Frei Paulo

Frei Paulo decreta situação de emergência por conta da estiagem (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

O Governo do Estado de Sergipe decretou situação de emergência no munícipio de Frei Paulo por conta da seca. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial de Sergipe desta quinta-feira, 1º, e tem validade de 180 dias.

Para decretar a situação de emergência no município, o Governo levou em consideração o longo período de estiagem e a obrigação do poder público em intervir nas áreas afetadas pela seca, com auxílios e benefícios, a fim de minorar o sofrimento da população local.

O prefeito do município, Anderson Menezes, decretou situação de emergência na área rural do Frei Paulo no dia 14 de setembro, e hoje o Governo homologou o pedido. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para trabalhar em conjunto com a Defesa Civil do município nas ações de respostas ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Operação Pipa do Exército Brasileiro
11 municípios sergipanos recebem água potável da Operação Pipa (Foto: 28 BC)

O gestor também fica dispensado de fazer licitação para contratos de aquisição de bens necessários as atividades de respostas aos desastres, desde que concluídas no prazo de 180 dias, corridos e interruptos, a contar da data da caracterização do desastre.

Operação Pipa

De acordo com o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC) atualmente 11 municípios sergipanos são atendidos pela Operação Pipa que é operacionalizada pelo exército brasileiro (28 BC) com recursos federais. Ao todo são 62 caminhões-pipa levam água potável aos 11 municípios.

Mais de 40 mil pessoas dos municípios de Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto são beneficiadas pelo programa.

por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais