Secretaria implanta novas medidas para melhoria no Padre Pedro

Novas medidas estão sendo adotadas em caráter de urgência, (Foto: Fernando Auasto)

Para assegurar regularidade e rigor no cumprimento das medidas de combate à pandemia no Restaurante Popular Padre Pedro, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) está buscando novas alternativas. O local tem se deparado com um aumento de procura de quase 25% desde o início da pandemia e, mesmo com a adoção da oferta através de quentinhas em 19 de março de 2020 para evitar a aglomeração dentro do restaurante, outras dificuldades vêm sendo enfrentadas, como a desobediência dos usuários às medidas preventivas de contágio que são passadas por funcionários e vigilantes na porta, assim como ao distanciamento demarcado e recorrentemente orientado na fila. Todos os esforços estão sendo movidos pela SEIAS para não interromper o serviço, considerado como essencial para a parcela da população que teve suas vulnerabilidades aprofundadas pelas restrições impostas pela Covid-19. Um deles é a possibilidade de mudança do local de distribuição.

Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes, além das ações que vêm sendo diuturnamente implantadas no Padre Pedro, novas medidas estão sendo adotadas em caráter de urgência, com processo já em tramitação, para que a distribuição do alimento seja levada para um espaço maior e mais adequado à necessidade. “Um dos locais que estamos estudando para levar essa distribuição é o atual espaço do Clube do Vasco, com avaliação já sendo feita pela área de Engenharia do Governo e acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado quanto às possibilidades de locação do espaço de forma imediata. Todo o Governo está fortemente mobilizado – SEIAS, Sedurbs, Cehop, PGE e outros órgãos – para viabilizar essa mudança no menor prazo possível. Já realizamos visita ao local, e constatamos que seria um espaço em conformidade com aquilo que precisamos”, afirma a secretária.

Para auxiliar na manutenção da ordem no local, a SEIAS tem contado com o apoio efetivo e diário da Policia Militar. “Por vezes, a refeição servida ali por apenas R$ 1,00 é a única alimentação saudável e nutricionalmente balanceada a que nossos usuários têm acesso no dia. Agradecemos à sensibilidade do Comandante Geral da PM, Coronel Marcony Cabral, por estar nos disponibilizando o apoio das forças policiais para que o serviço continue acontecendo; assim como à Guarda Municipal de Aracaju, com quem firmamos um apoio inicial de 30 dias, para orientar a distribuição das quentinhas que são reservadas ao Centro Pop, equipamento socioassistencial mantido pela Assistência de Aracaju, também atendido pelo Padre Pedro”, reafirma Lucivanda.

A diretora de Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito, conta que desde o início da pandemia, foram adotadas medidas de adaptação do serviço às novas condições, como a demarcação da distância correta no chão, a distribuição contínua de máscaras de proteção respiratória, o aumento de postos de vigilância, orientação por motossom, disponibilidade de álcool e condução dos usuários à higienização das mãos com água e sabão. “Passamos a abrir também em feriados, e ampliamos em 1h o horário de funcionamento para tentar reduzir a concentração de pessoas na fila, mas houve um aumento mensal médio de 7.500 almoços e 2.900 jantares na demanda espontânea da população ao restaurante. Isso representa um aumento aproximado de 24,5% na procura pelo almoço, por exemplo”, afirma Inácia.

Em razão do agravamento da pandemia, a SEIAS informa que também está reforçando o protocolo de prevenção, para acompanhar os cuidados com servidores e com a população atendida não só no Padre Pedro, mas em todos os equipamentos mantidos pela SEIAS,  incluindo a aquisição de máscaras N95, oxímetro e termômetros.

Reforma

Desde o mês de outubro, o Padre Pedro está passando por algumas intervenções, para a promoção de melhorias em sua estrutura física. Através de um acordo feito com a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, a empresa Coopertalse irá reverter uma multa devida, no valor de R$ 30 mil, na compra de materiais, como novos toldos, 8 ventiladores, portas e janelas; e no pagamento de alguns serviços, como pintura e reparos em algumas áreas internas do Restaurante. O recurso está sendo aplicado diretamente pela empresa na promoção das melhorias, que correspondem a alguns pontos de um projeto maior de reforma do Padre Pedro, que será executado pela SEIAS em seguida.

Fonte: SECOM/SEIT/SEAGRI

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais