Secretário da OAB condena invasão de escritórios de advocacia

Para o secretário geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a invasão de escritórios de advocacia deveria ser uma prática condenada por “violar o mais elementar dos direitos democráticos: o direito de defesa do cidadão contra a ação estatal”.

 

A constatação foi feita em relação à invasão e prisão irregular de escritórios de advocacia dentro da Operação Curupira, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (03) e que resultou na prisão de 74 pessoas. Para Britto, o Estado que não respeita o direito de defesa vive em uma “pseudo-democracia”.

 

Ele completou, dizendo que não há Estado democrático de Direito sem o direito de defesa, assim como é impossível falar em defesa sem a garantia do sigilo e da confiança mútua entre o cidadão e o advogado.

 

Quando o ataque conta com o apoio do Ministério Público, “o autoritarismo assume a sua forma mais cruel, pois consegue atrair para a sua fileira o órgão criado exatamente para controlar os seus arroubos. É como se recebesse passe-livre para rasgar definitivamente a Constituição Federal”, informava nota enviada pela assessoria da OAB.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais