Amanhã, dia 12 de julho, às 8 horas da manhã, no auditório do Banese, a Assessoria de Planejamento (Asplan) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará realizando uma reunião técnica sobre o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola). A expectativa é de que prefeitos e secretários municipais de Educação participem do evento que tem o intuito de apresentar as diretrizes e os critérios da execução e assistência financeira do programa em Sergipe.
Um programa do Ministério da Educação (MEC) que é desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Fundescola tem como objetivo promover através de parceria e responsabilidade social, o bom desempenho do ensino fundamental público ofertado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
De acordo com Graça Lourdes Barreto, coordenadora executiva de Projetos Especiais da Asplan, levando em conta os desafios que o processo educacional impõem nos dias de hoje, o Fundescola serve como um instrumento que permite a realização de serviços, aquisição de produtos e assistência técnica. Para ela isso gera uma inovação do processo de ensino-aprendizagem, bem como das práticas das escolas e da Secretarias de Educação.
Graça destaca também que o Fundescola é fundamental para a qualidade do ensino promovido no Estado. Ela justifica dizendo que o programa possibilita que as escolas possam combater os problemas administrativos e pedagógicos do sistema de ensino e ganharem maior autonomia nestes aspectos, podendo transformar as escolas em ambientes que possibilitem um melhor desempenhos dos alunos.