Na próxima semana, do dia 19 até o dia 23, começa a segunda fase do defeso do caranguejo. O Superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Rezende Neto, informa que, neste período, estão proibidas as atividades de captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento e industrialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides Cordatus, (caraguejo-uça).
Não está autorizado também o transporte interestadual e a respectiva comercialização do crustáceo sem a comprovação de origem. As pessoas físicas ou jurídicas que se utilizam dessas atividades deverão apresentar-se à Superintendência do Ibama, que fica na avenida Coelho e Campos 521, 1º andar, Centro, até o domingo, 18, munidos de declaração/relação dos produtos estocados.
O Superintendente lembra aos que fazem uso destas atividades, que o órgão estará recebendo a documentação exigida inclusive nos dias 17 e 18 de fevereiro (sábado e domingo) de carnaval.
O defeso do caranguejo tem como finalidade garantir a preservação da espécie, o ciclo de reprodução do crustáceo e em conseqüência o aumento da sua população nos manguezais. Em Sergipe o defeso acontece em três fases distintas, a primeira de 22 a 26 de janeiro, a segundo de 19 a 23 de fevereiro e a terceira que ocorrerá de 21 a 25 de março.
Comentários