“O benefício não se estende a quem possui qualquer tipo de vínculo empregatício”, lembra a presidente. Antes o cadastro era realizado apenas na Superintendência do Trabalho (SRT), mas este ano o processo passou a ser realizado diretamente nas colônias. Para receber o dinheiro é necessário aos pescadores apresentar cópia do RG, CPF, número do PIS, Título de Eleitor, NIT (Inscrição da pesca do INSS), CEI (registro da atividade na receita Federal), cinco fotos e comprovante de residência.
Pelo menos metade dos pescadores de camarão aptos a receber o Seguro-Defeso já se cadastraram na Colônia de Pescadores de Aracaju. O benefício de R$ 465 é pago durante o período em que eles ficam impedidos de pescar. Este ano, de acordo com a presidente da Colônia, Edna Maria dos Santos, o cadastro foi antecipado para 6 de novembro e 800 trabalhadores já aguardam o pagamento previsto para começar no dia 30 deste mês. Pescadores de camarão receberão benefício em duas parcelas
O defeso do camarão começou na última terça-feira, 1º, e vai até dia 15 de janeiro. O prazo para dar entrada na documentação vai até dia 8 do próximo mês. “Caso algum pescador se cadastre apenas nesta data, ele vai receber as duas parcelas”, explica Edna. Ela acrescenta, ainda, que só recebe o seguro quem faz parte da colônia há pelo menos um ano.
Edna diz que metade dos 1600 pescadores ja se cadastraram
Comentários