Seides apresenta ações de combate à exploração infantil

Seides apresenta ações de combate à exploração infantil à representantes de empresa de pesquisa (Foto: Edinah Mary)

A Secretária Adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 5, com técnicos da Overview, empresa carioca vencedora da licitação para realização de diagnóstico acerca da temática abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sergipe, um dos cinco grandes eixos integrantes do PRODOC 2014. Coordenado pelo Governo do Estado, o PRODOC é um Projeto de Cooperação Técnica entre o Governo Brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A ocasião teve como propósito apresentar, explicar e orientar de forma detalhada, para a equipe da instituição, os programas e projetos desenvolvidos pela Seides em prol da população sergipana.

“O nosso intuito, hoje, é o de apresentar e trocar experiências com a equipe da empresa e elaborar o planejamento das ações a serem trabalhadas durante a execução do PRODOC, no eixo da exploração sexual. Para isso, é preciso que os pesquisadores se debrucem sobre dados primários e secundários, a exemplo de fatores que podem contribuir, indiretamente, para o aumento do índice de ocorrência desse tipo de crime, tanto na capital como no interior. Esse é mais um trabalho nosso que só poderá ter um resultado exitoso se executado em parceria, principalmente, com as Prefeituras Municipais, além de instituições públicas e privadas. Nesse sentido, nós, enquanto Governo do Estado, estamos fazendo a sensibilização e mobilização dos gestores institucionais que possam nos auxiliar. No entanto, para que isso seja feito de maneira efetiva, as Prefeituras Municipais e órgãos ligados a esse âmbito também devem se preparar e se predispor a trabalhar nisso. A partir de agora, o nosso maior foco é trabalhar no mapeamento e identificação dos atores e locais envolvidos na exploração sexual infantil para, em seguida, dar continuidade ao encaminhamento das atividades na execução do projeto”, ressalta Luci.

Para Marcelo Sousa, sócio diretor da Overview e coordenador do projeto, esse é uma ação eto muito interessante, diferenciada e oportuna para toda a equipe da empresa, por atender às expectativas de fortalecimento de parcerias como essa e oferecer uma grande contribuição mútua para a sociedade civil, Governos Municipais, Estadual e Federal.

“Nesse primeiro momento, estamos estreitando esse contato para entender melhor sobre como elaborar o plano de trabalho, focando no funcionamento e logística do projeto e na realidade do estado. Para isso, é fundamental saber quais os principais objetivos, público e locais a serem trabalhados para, com base nisso, elaborarmos os insumos que serão necessários durante a realização da pesquisa. A priori, estamos articulando uma equipe com, no mínimo, quatro técnicos que virão do Rio de Janeiro para realizar o trabalho em campo durante os seis meses de execução das atividades”, explica.

De acordo com Josevanda Franco, coordenadora do SALVE (Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente) na Secretaria de Estado da Educação (Seed), esse projeto vem como uma ferramenta para a seguridade dos direitos desses jovens, visto que o diagnóstico é a base para a execução eficiente de qualquer tipo iniciativa.

“Como o Salve é um Programa de monitoramento e noticiamento que busca contribuir para o enfrentamento e combate aos diversos aspectos ligados à exploração infantil, esse projeto vem como um instrumento de grande relevância para o aprofundamento e contextualização desse diagnóstico em todo o Estado. Nesse sentido, nós estamos à disposição da Seides, da Overview e de toda a população para auxiliá-los no que for preciso para a elaboração do plano de combate à violência sexual de crianças e adolescentes”, conclui.

Projeto

O PRODOC 2014 tem como objetivo principal assegurar o direito à assistência social e ao desenvolvimento humano no Estado de Sergipe beneficiando, principalmente, à população que se encontra em situação de extrema pobreza e aos cidadãos mais expostos à situação de vulnerabilidade.

Com informações da Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais