Greve dos agentes penintenciários já dura uma semana
A Secretaria de Justiça divulgou nesta sexta, 4, uma nova nota convocando os agentes penitenciários em greve, a voltarem ao trabalho. De acordo com o informe, o sindicato será multado em R$10 mil por dia caso não termine a greve, já que esta já foi considerada ilegal. Além disso, a Sejuc afirma que haverá corte de ponto dos grevistas considerando a data de início da paralisação, 29 de março.
A orientação da Procuradoria Geral do Estado à Sejuc teria sido de realizar o corte do ponto, abrir procedimento administrativo contra os grevistas e retirar totalmente as gratificações salariais. “Que a presente NOTA não seja explorada como uma ameaça, mas sim, como um chamamento a responsabilidade, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 16.662, de 14 de agosto de 1997”, diz o documento.
Os agentes penitenciários entraram em greve no fim do mês de março com dois pontos de reivindicação: a realização de concurso público e a equiparação salarial com os agentes federais. A Sejuc alega que não tem o poder de atender nenhuma das duas reivindicações já que os concursos públicos são definidos pela Secretaria de Administração e o aumento salarial deve ser discutido na Mesa de Negociação.