A Secretaria de Estado de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) desarticulou um plano de fuga detectado em um dos pavilhões do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, localizado no município de São Cristovão. O plano foi descoberto durante inspeção preventiva realizada pela Sejuc a partir das medidas preventivas anunciadas pelo governador Belivaldo Chagas na semana passada para evitar a disseminação do coronavírus, o COVID-19.
Durante a inspeção realizada na manhã desta quarta-feira, 18, a equipe constatou que a grade de uma das celas estava serrada e que parte do concreto da unidade estava danificada, sugerindo que os detentos pretendiam fugir a qualquer momento da unidade. Aquela cela abriga 20 internos. Conforme a Sejuc, os servidores que atuam no pavilhão 3 comunicaram à direção que observaram uma movimentação estranha na unidade.
Além de detectar os danos na cela, os servidores apreenderam chunchos [espécie de arma de fabricação caseira comumente usada em presídio] e serra, supostamente usada para danificar as grades da cela. No momento, conforme a Sejuc, houve um princípio de tumulto porque um dos internos avançou na direção do diretor da unidade. Como consequência, foi disparado tiro de arma não letal para contê-lo, já que o detento não teria obedecido a solicitação de parada. O interno atingido foi encaminhado à enfermaria.
A Sejuc informa que as atividades preventivas serão realizadas nos próximos dias e assegura que a suspensão das visitas por um período de 15 dias é uma medida preventiva adotada pelo sistema prisional contra o coronavírus, o COVID-19 e também forma de resguardar a saúde de todos, inclusive dos familiares dos detentos e dos servidores do sistema prisional.
Com informações da Ascom Sejuc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B