A Coordenação de Educação do Campo e Diversidade, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Cecad/Seduc), informa que está recebendo até o próximo dia 27 de novembro inscrições de escolas interessadas em aderir ao ‘Selo Escola Antirracista’. A inscrição pode ser feita pelo gestor, coordenador pedagógico ou secretário da escola. No ato da inscrição é necessário anexar o plano de trabalho, carta-compromisso e as evidências das ações realizadas. O processo de seleção é online e deve ser realizado via site da Seduc.
A Rede Estadual de Educação de Sergipe tem atualmente 156.567 alunos matriculados nos diversos níveis e modalidades ofertados. Desse quantitativo, 76% são autodeclarados pretos e pardos, o que aponta que a maioria dos estudantes são negros. A chefe da Coordenação da Cecad/Seduc, Geneluça Santana, conta que o número de escolas que já desenvolve projetos e ações voltados para implementação de leis e combate ao racismo é alto, e através do selo essas ações recebem maior visibilidade, além de incentivar novas escolar a se engajarem nessa causa. “O selo é um reconhecimento pelas importantes ações realizadas em prol da equidade racial no ambiente escolar, uma questão que está diretamente ligada aos resultados dos indicadores escolares”, descreve Geneluça.
Ações desenvolvidas
Por meio do projeto ‘Bullying no Ivo: entre cores e gêneros’, o Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, desenvolve ações que buscam gerar debates e conscientizar os estudantes sobre maneiras de exterminar narrativas preconceituosas dentro do ambiente escolar. O projeto conta com recursos do Profin Projetos/2023 e traz atividades como oficinas de turbantes, cordéis, confecção de bonecas Abanyomis, combate à intolerância religiosa, break e hip hop, produção de cartilhas antirracistas e poesia falada.
Além das oficinas, o projeto traz exposições sobre personalidades negras, como Lélia Gonzalez, ícone do feminismo negro no século passado, e o estudo sobre países da África Subsahariana, países pouco abordados em livros didáticos e que também possuem uma rica cultura e devem ser estudados. Esse estudo culminará em uma grande apresentação nos dias 16 e 17 de novembro, alusiva ao Dia da Consciência Negra.
O coordenador pedagógico do colégio, Everaldo Freire, conta que o projeto tem grande engajamento dos alunos, que sempre marcam presença nas oficinas e estão dispostos a aprender coisas novas. “Os jovens se envolvem muito, reconstroem seus sentimentos de pertença à negritude. Eles entendem melhor como funciona a Diáspora africana, abalando as estruturas do racismo”, completa o professor.
Selo Escola Antirracista
Criado por meio do decreto nº 458/2023, o selo será atribuído às escolas da rede estadual de ensino de Sergipe que cumprirem as atividades propostas no plano. Com o selo, as escolas assumem o compromisso de ofertar uma educação plural e multicultural, de modo a coibir a perpetuação do racismo no ambiente escolar. Trata-se de um movimento de reconhecimento, valorização e disseminação do ensino da cultura afro-indígena na educação pública sergipana.
Além disso, a diretoria regional de educação receberá, quando da solenidade de entrega do ´Selo Escola Antirracista´, o reconhecimento por meio de certificado ‘Regional em prol da Educação Antirracista’, no qual constará o alcance em percentual de número de escolas que aderiram ao ´Selo Escola Antirracista´, circunscritas à mencionada diretoria regional.
Fonte: Ascom Cecad/Seduc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B