Sem patrocínio,”Catadoras de Mangaba” podem sair da Orla

Dificuldades financeiras põem em risco permanência das 'Catadoras de Mangaba' na Feira do Turista / (Foto: Arquivo Infonet)

As integrantes do grupo ‘Catadoras de Mangaba’, por problemas financeiros, podem deixar o espaço que ocupam na Feira do Turista, na Orla da Atalaia.  A falta de patrocínios e baixo índice de vendas seriam fatores determinantes para as dificuldades.

Sem apoio de parceiros, fica inviável, além de honrar as mensalidades do espaço, também adquirir matéria prima para os produtos, como farinha de trigo, açúcar, potes e manteiga. Segundo Josefa dos Passos, membro da associação do povoado Ribuleirinha, em Estância, estão sem patrocínios desde outubro de 2015 e lida com dificuldades para honrar o aluguel do espaço e outras contas. “Buscamos reduzir custos, como a quantidade de pessoas que ficam aqui na Orla, hoje sou só. Tentamos negociar o preço do aluguel, mas não deu. Tentamos nos manter com o dinheiro das vendas, mas é insuficiente”, comenta.

“Aconteceu duas vezes de cortarem nossa energia, e tivemos que tirar do nosso dinheiro para poder pagar e não perdermos nossos produtos”, fala Josefa. Membros de associações de outras cidades, como Barra dos Coqueiros, Indiaroba e Japaratuba também buscam patrocínios. A do último município conseguiu, recentemente, um contrato de fornecimento de alimentos para uma instituição de ensino.

A Petrobras, último parceiro das ‘Catadoras de Mangaba’, rompeu o apoio financeiro, mas continuam ajudando o grupo com trabalhos voluntários. “É um trabalho lindo, estamos lutando para que não acabe”, desabafa Josefa.

Petrobras

O projeto Catadoras de Mangaba foi aprovado na Seleção Pública 2010, tendo sido contratado em 21/12/2010 e, posteriormente, renovado por dois anos em 06/05/2013, conforme possibilidade prevista no Regulamento da referida Seleção, disponível em: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/files/pdf/2010_Desenvolvimento%20e%20Cidadania_Regulamento.pdf 

Desta forma, esclarece ainda que não houve interrupção de contrato de patrocínio e que os contratos firmados foram integralmente executados, sem nenhum registro de pendência entre as partes. Adicionalmente, gostaríamos que acrescentar que a Petrobras passa por uma etapa de revisão do seu Programa Petrobras Socioambiental e que, em oportunidade futura, a instituição poderá candidatar-se a apresentar projetos em novos processos de seleção pública, desde que enquadrados nas linhas de atuação a serem propostas.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais