Semarh vai realizar curso de prevenção de incêndio

(Foto Ilustrativa)
A fim de fortalecer as ações de proteção aos remanescentes de Mata Atlântica e da Caatinga, vegetações inseridas no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e no Monumento Natural Grota do Angico, Unidades de Conservação (UC) coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), serão realizados nos dias 6 e 7, e no período de 8 a 11 de dezembro, dois cursos de qualificação destinados ao Combate e Prevenção de Incêndios Florestais. Ambos os cursos ocorrerão nas Sedes Administrativas das referidas Unidades de Conservação.

O curso na Mata do Junco, localizada no município de Capela, da terça e quarta-feira, dias 6 e 7, acontecerá no período da manhã e tarde. Durante os dois dias serão abordados os temas: Impactos Ambientais das Queimadas; Comportamento do Fogo; Combate aos Incêndios florestais; Queimada Controlada; e Alternativas ao Uso do Fogo na Agropecuária.

Estima-se que cerca de 20 pessoas participem do evento. Entre os participantes, técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), da Semarh, Brigadistas do próprio Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e representantes do setor canavieiro.

Brigadistas 

O próximo curso, período de 8 a 11 de dezembro, em Poço Redondo, servirá para formação da “Brigada Voluntária de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Monumento Natural Grota do Angico”.  

Durante os quatro dias, os participantes assistirão a aulas sobre: Conservação do meio ambiente e impactos das queimadas e incêndios florestais; Manejo do fogo; Comportamento do fogo; Equipamentos e ferramentas (teórico e prático);Combate terrestre; Combate aéreo; Organização para combate; Aula Prática de prevenção e combate aos incêndios florestais e Elaboração de Plano Operativo, Avaliação e Encerramento.

Cerca de 35 pessoas, entre esses, funcionários da UC do Angico,  proprietários de imóveis rurais inseridos na UC, além moradores do Assentamento Jacaré Curituba. 

Ambos os cursos serão ministrados pelo analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), Rodrigo de Moraes Falleiro, coordenador do PREVFOGO/SE e integrante do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais