Semasc visita feiras para combater trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estará nesta quinta-feira, dia 31, visitando a feira livre do bairro Santos Dumont. O intuito da iniciativa é coibir a exploração da mão de obra infantil. Segundo o órgão municipal a abordagem social será realizada a partir das 7h30, pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A mesma realizará o cadastramento das crianças e adolescentes, com idade entre 7 a 15 anos, encontradas em situação de trabalho.
A ação de amanhã faz parte de um trabalho que vem sendo realizado pela Semasc nas feiras livres da capital. A coordenadora do Peti, Ana Carolina Rocha Góes, explica que esta ação que busca realizar um mapeamento das crianças e adolescentes que ainda não estão inseridos nos programas sociais da Secretaria.

Segundo ela Com os dados disponibilizados, as equipes terão mais facilidades para atender a demanda, melhorando cada vez mais a ação da Prefeitura de Aracaju junto a população. A
s visitas visam ainda contatar se existem crianças e adolescentes já atendidos  pelos programas sociais que continuam trabalhando nas feiras livres. Na medida que tal fato for constatado a equipe do Peti realizará um trabalho de conscientização junto às famílias para que essas criança e adolescente sejam retirados definitivamente da situação de trabalho.

As equipes da Semasc também buscam interagir com os  feirantes buscando  conscientizá-los a não levarem os filhos com idade entre 7 e 15 anos, para ajudá-los nas feiras, dando as devidas orientações sobre a importância da criança e adolescente freqüentar a escola e ter o seu momento de lazer. As crianças e adolescentes detectados em situação de trabalho, serão  inseridas no Peti executado nos Centros de Referência da Assistência Social localizado no bairro onde eles moram, assim que as vagas forem disponibilizadas.

Durante a abordagem, a equipe formada por assistentes sociais e educadores sociais tentam ganhar a confiança das crianças, que relatam como acontece o trabalho. A Semasc informa que geralmente estas crianças e adolescentes começam a trabalhar muito cedo, a partir dos 7 anos, e vão sozinhas para as feiras. A Secretaria disse ainda que ficou constatado também que há uma conivência dos pais que consentem que os filhos trabalhem para ajudar no sustento da família.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais