Mulheres marcham pela Avenida Beira Mar e fazem parada na porta da sede da Previdência Social, em Aracaju (Fotos: Portal Infonet)
|
Sergipanas fazem marcha na Avenida Beira Mar neste Dia Internacional da Mulher, 8, para protestarem contra a Reforma da Previdência. “A proposta é que o tempo de contribuição da mulher para conseguir a aposentadoria seja igualado ao dos homens e a gente sabe que as mulheres têm uma tripla jornada de trabalho. É preciso ser levado em conta esse trabalho doméstico que não é valorizado”, informa a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Ana Cristina Oliveira de Almeida.
Para a diretora de políticas sociais, gêneros e assuntos éticos raciais do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Simone Gama, a reforma da previdência precisa ser urgentemente barrada.
“Essa reforma atinge principalmente as mulheres, por isso que mulheres do campo e da cidade se uniram independentemente de correntes ideológicas para estarem hoje e durante todo o tempo que o atual governo tentar implementar essa catástrofe em nosso país”, afirma, ao ressaltar que ainda falta muito para a classe feminina ser valorizada na sociedade.
Violência
“O machismo é um dos pontos que a gente vem combatendo muito. É o machismo patriarcado que historicamente tem prejudicado muito as mulheres. Todos sabemos que fomos formados numa sociedade patriarcal que só prejudica as relações entre homens e mulheres”, diz.
A secretária de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ana Luzia Costa Santos, informa que o ato que reuniu mulheres de diversos seguimentos da sociedade tem como principal alvo denunciar a violência contra a mulher.
“Nós fizemos esse ato em defesa da previdência porque não tem condições de um trabalhador brasileiro se aposentar aos 65 anos de idade com no mínimo 25 anos de contribuição e receber apenas 76% do salário. Esse é um governo de morte não só para a mulher, como para os homens. Essa reforma da previdência é criminosa e os movimentos sociais estão saindo às ruas para fazer essa denúncia”, afirma.
Por Moema Lopes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B