Sergipe é o segundo estado mais violento do país

Índice de homicídio em Sergipe é das mais altas do país (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Considerando a proporcionalidade, Sergipe se revela como o segundo mais violento estado brasileiro, em se tratando da incidência de homicídios. Com 999 assassinatos, Sergipe apresenta taxa de 45 por cada 100 mil habitantes. O estado do Ceará ocupa o primeiro lugar do ranking, com 4.144 homicídios e taxa de 46,9 por 100 mil habitantes, enquanto o Pará é o terceiro com 3.232 assassinatos e taxa de 40 por 100 mil habitantes.

Os dados são referentes ao ano de 2014 e estão compactados no relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios divulgado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça.

Em números absolutos, o estado que registrou o maior número de homicídios em 2014 foi a Bahia, com 5.450 (36 por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Rio de Janeiro (4.610) e São Paulo (4.294), com taxas de 28 e 9,8 por grupos de 100 mil habitantes. No ranking absoluto, o Ceará aparece em quarto lugar. Santa Catarina, com 587 mortes registra a menor taxa do país (8,7 homicídios por 100 mil habitantes).

A intenção do documento é que funcione com uma ferramenta de gestão para os estados no enfrentamento da criminalidade observando as coincidências entre as altas taxas de homicídio e outros problemas sociais, econômicos e culturais, conforme explicações do próprio Ministério da Justiça. Os dados são colhidos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), referentes ao exercício de 2014.

A assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe respeita o diagnóstico, mas contesta o ranking. Conforme a assessoria, a lisura da pesquisa poderá estar comprometida por falta de um padrão específico para a coleta de dados nos estados. Segundo a assessoria, em Sergipe os dados são transparentes e, para cada ocorrência, é considerado o número de vítima. Enquanto em outros estados, segundo a assessoria, os dados são relativos ao número de ocorrência. A assessoria exemplifica casos típicos de chacinas, que resultam em mais de uma vítima. Conforme a assessoria, a chacina em outros estados é classificada como único evento, independente do número de vítimas, enquanto em Sergipe são consideradas todas as vítimas do episódio semelhante.

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais