Sergipe financia pesquisa sobre fungo do caranguejo uça

Depois de muito se perguntar por que o caranguejo uça estava morrendo, um pesquisador da Universidade do Paraná conseguiu isolar o DNA do parasita do animal, o fungo Ascomycotina. Há meses, vários caranguejos vinham morrendo por causa do parasita em todo o litoral nordestino.

A partir do isolamento da estrutura genética do fungo, os cientistas começarão o processo de mapeamento do mesmo, tentando descobrir como ele causa a morte do caranguejo. A importância de Sergipe no processo de pesquisa foi fundamental, já que toda ela foi financiada pelo Governo do Estado.

De acordo com os pesquisadores, o fungo age atacando os gânglios nervosos, destruindo as fibras nervosas do coração do crustáceo. O caranguejo acaba morrendo por uma parada cardíaca.

Além da pesquisa acima, outra está sendo efetuada no sentido de tentar criar as larvas do animal em laboratório para o futuro repovoamento dos mangues sergipanos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais