
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) informou que não vai aderir às mudanças na prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação foi confirmada nesta terça-feira, 27.
Até o momento, os estados de São Paulo, Espírito Santo, Amazonas e Mato Grosso do Sul aprovaram mudanças no processo, retirando a etapa de baliza e permitindo a utilização de veículos automáticos na prova prática. Em Sergipe, as diretrizes da prova prática seguem inalteradas, seguindo as obrigatoriedades vigentes.
A decisão surge com a Resolução nº 1.020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Até a publicação do manual, os estados podem definir os trajetos e procedimentos próprios para o processo de aquisição da CNH.
Com as novas diretrizes, o resultado do exame prático será expresso em nota variável, iniciando com pontuação zero, que será acrescida conforme as infrações de trânsito cometidas pelo candidato ao decorrer da prova.
Cada infração de trânsito cometida corresponderá a um ponto, multiplicado pelo respectivo peso, variável de um a seis, da seguinte forma:
I – peso um: infração de trânsito de natureza leve;
II – peso dois: infração de trânsito de natureza média;
III – peso quatro: infração de trânsito de natureza grave;
IV – peso seis: infração de trânsito de natureza gravíssima
Por Carol Mundim
