Sergipe registra uma morte por acidente de trabalho a cada 21 dias

8.433 aconteceram em Aracaju, entre os anos de 2012 e 2018 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho apontam que Sergipe registrou 16.284 acidentes de trabalho, destes 8.433 aconteceram em Aracaju, entre os anos de 2012 e 2018. Os registros apontam que até o final do mês de março, o estado contabilizou 221 mortes provocadas por acidentes de trabalho, o que representa uma morte a cada 21 dias.

Corte, laceração, fratura, escoriação, contusão e esmagamento são algumas das ocorrências. No país foram 4,6 milhões de acidentes registrados de 2012 até hoje, sendo quase 800 mil somente no ano passado. As atividades econômicas mais frequentemente envolvidas são: atendimento hospitalar, construção de edifícios e coleta de resíduos não-perigosos.

Para chamar a atenção da sociedade com o objetivo de mudar essa realidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e vários órgãos parceiros realizam mais uma edição do movimento Abril Verde. Prédios e monumentos serão iluminados de verde, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

De acordo com o procurador do Trabalho, Albérico Neves, o impacto financeiro causado pelos acidentes de trabalho é altíssimo. Entretanto, o que mais chama a atenção é o impacto causado diretamente na vida das vítimas de acidentes de trabalho e adoecimentos laborais.

O MPT/SE tem atuado de forma preventiva e coercitiva. Foram realizadas ações que buscam sensibilizar e promover a prevenção de acidentes. De janeiro de 2012 a março de 2019, o MPT/SE autuou 321 procedimentos investigativos para apurar causas de acidentes de trabalho. Nesse período 31 ações foram ajuizadas pelo MPT/SE. O trabalhador que se sentir lesado pode procurar a instituição e formular uma denúncia, não é necessário que ele se identifique.

Construção Civil

No Brasil a construção civil é o setor que mais tem acidentes fatais, amputações, esmagamento, mas outras atividades econômicas como o telemarketing e o comércio têm chamado a atenção de especialistas para um dado que tem crescido consideravelmente, os afastamentos por doenças no trabalho. Nos últimos seis anos, Sergipe registrou 2.787 afastamentos por doenças laborais.

Com informações do MPT/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais