Servidores do Detran paralisam serviços por 24 horas

Funcionários não souberam da paralisação (Fotos: Portal Infonet)

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE) paralisaram as atividades por 24 horas nesta quarta-feira,7. Essa é a segunda vez que os servidores estão em greve em menos de 15 dias. Somente estão sendo realizados o agendamento, entrega de documentos e a biometria (serviço terceirizado), já os demais serviços estão suspensos.

A reivindicação do Sindicato é exigir a exoneração de dois funcionários, que na ótica do sindicato, ambos permitiram, compactuaram e infringiram as leis que regem a administração pública. Ainda de acordo com o sindicato, após denúncia, foi protocolado pedido de explicações e punições aos envolvidos, mas um deles [funcionária] foi nomeado pelo órgão. 

Muitos usuários que tiveram logo cedo no órgão na tentativa de resolver alguma pendência, tomou como surpresa a paralisação. O vigilante Karl Mark Menezes diz que o atendimento está sendo feito de forma lenta. “Já tem uns 40 minutos que estou esperando para pegar o documento da moto. A gente tem outras coisas a fazer, mas tem que vir agora. Tem duas tendentes, mas uma atende e a outra vai lá pra dentro e aqui não anda”, conta.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sindetran), Thiago Bomfim, as paralisações vão ocorrer. “A paralisação de hoje está acontecendo na capital e nas 11 unidades do interior, até que o órgão faça a exoneração”, diz. Uma nova paralisação já está agendada para a próxima quarta-feira, dia 14.

O vigilante Karl Mark diz que aguarda atendimento  

Detran

A equipe do Portal Infonet conversou com o assessor jurídico do órgão, Aldo Cardoso Costa. “A gente já tem uma ação judicial que está em tramitação e a gente vem comunicando por três vezes ao desembargador relator da ação essas paralisações. Isso é uma desculpa que eles estão criando porque como eles não podem entrar em greve porque existe uma determinação judicial que se houver a greve vai ser pelo descumprimento dessa ordem judicial, então eles estão criando situações novas e com isso paralisando e tomando essas medidas. A gente já protocolou uma petição no processo que já está em andamento, a respeito dessas paralisações sistemáticas e a gente está aguardando uma definição por parte do poder judiciário”.

Panfleto indica o atendimento que está sendo realizado 

Aldo Cardoso diz que já acionou o judiciário por conta das paralisações 

Quanto ao pedido de exoneração de dois funcionários do órgão, Aldo Cardoso Costa garante que o pedido é infundado. “Há um pedido dele nesse sentido só que é infundado. Na verdade cabe ao gestor do órgão decidir com quem vai trabalhar. Se o presidente entende que há uma necessidade do trabalho técnico daqueles servidores ele nomeia, e se não há, ele exonera e isso não compete ao sindicato decidir ações de gestão do órgão”, diz.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais