Servidores paralisam atividades na Polícia Federal

PF diz que serviço não foi prejudicado (Arquivo/Portal Infonet)

Servidores administrativos da Polícia Federal (PF) paralisaram as atividades nesta quinta-feira, 7. Por causa da chuva, não houve movimentação em frente à sede do órgão, mas, segundo o servidor Ronaldo Correa, os funcionários não compareceram ao trabalho. “Por enquanto, paralisamos só por um dia. É um ato simbólico”, afirma o servidor, que é representante estadual do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Espacial de Cargos da Polícia Federal (Sinpecpf).

O protesto é nacional. De acordo com Ronaldo, na pauta de reivindicações, estão a valorização da carreira administrativa, a nomeação de concursados, o decreto que regulamente a indenização de fronteira – benefício criado pelo Governo Federal para manter pessoal na fronteira do país, o que é muito difícil –, entre outras coisas.

Os servidores cobram também reajuste salarial e reestruturação da carreira, criada há mais de 10 anos. Para Correa, essa defasagem gera perda de pessoal. “Carreira e órgão são prejudicados com isso. Os servidores entram, veem a situação da PF e logo estudam para outros concursos”, lamenta.

Há previsão de novas paralisações. Segundo o representante do Sinpecpf, não há sinalização de negociação nem com o diretor geral da PF, delegado Leandro Daiello, nem com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Serviços afetados

Com a paralisação, serviços como emissão de passaportes, controle migratório e fiscalização de atividades de segurança privada, contratos e licitações são prejudicados. A estimativa de Correa é que a metade do quadro administrativo tenha aderido ao ato.

No entanto, a assessoria de comunicação do órgão em Sergipe informou que o atendimento ao público foi normal. Correa, lembra ainda que, dentro do órgão, há desvio de funções, com policiais fazendo atividades administrativas.

Por Julie Braga

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais