![]() |
Servidores encenam culto com lavagem das escadas (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) encenou um culto religioso com participação de atores representando os orixás e um padre para cobrar uma posição clara do Governo do Estado quanto à implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento. O ato de protesto ocorre na porta da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com a lavagem das escadarias do prédio.
Os manifestantes utilizam muito sabão em pó, água e flores e pronunciam palavras de ordem com pedido de bênçãos aos orixás. “Que o axé dos orixás tire tudo de ruim”, gritavam em coro os servidores. “É um culto para tirar a urucubaca”, justifica o presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues.
O presidente do Sintrase explica que os servidores públicos estão no limite da paciência e não descarta a possibilidade de uma greve nos serviços públicos. “A Seplag foi reestruturada em outubro de 2012 e até agora está sem secretário”, comenta. “O ex-secretário Oliveira Júnior se tornou assessor especial do governo e o nosso plano de carreira está arquivado na gaveta dele”, denuncia.
![]() |
Waldir Rodrigues: indignação |
Waldir Rodrigues garante que, por falta de um plano de carreira, há servidores recebendo remuneração abaixo do salário mínimo, contrariando a legislação federal.
Governo
A assessoria de imprensa da Seplag informou que Oliveira Júnior nunca se afastou da pasta e que está à disposição para conversar com os representantes dos servidores públicos.
Em nota encaminhada à redação do Portal Infonet, a Seplag informa impossibilidade de implantar o Plano de Cargos e Carreiras porque o Estado está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe que planos de carreira sejam alterados no momento.
![]() |
Servidores pedem bênção aos orixás |
Na nota, a Seplag informa que a implementação do Plano de Carreiras só pode ocorrer quando o Estado não estiver mais sujeito às restrições da LRF. “Porém, o Governo de Sergipe, por meio da Seplag, continua disposto a desenvolver soluções que possam ser implementadas quando o Estado não estiver mais sujeito a estas sanções", completa a nota.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B