Solenidade reuniu autoridades e representantes dos direitos das crianças e adolescentes
Os sete municípios sergipanos que conseguiram os melhores desempenhos na gestão de políticas públicas, participação e impacto social, receberam o selo Unicef Município Aprovado. A solenidade aconteceu na tarde dessa terça-feira, 9, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e contou com a presença do governador Marcelo Déda, prefeitos e representantes de entidades dos direitos das crianças e adolescentes.
Dos 36 municípios sergipanos inscritos, saíram vencedores: Campo do Brito, Cumbe, Frei Paulo, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora Aparecida e Ribeirópolis, escolhidos graças aos seus avanços em vários indicadores sociais. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao ano passado e é o maior aumento registrado no país.
Além do selo, o governo do Estado fez a doação da quantia de R$ 20 mil, que deverá ser utilizada para estruturar e melhorar os conselhos tutelares e de direitos dessas cidades. O coordenador da Unicef para Sergipe e Bahia, Ruy Pavan, destacou que o selo é dado pelo avanço e não pela solução dos problemas. “Participar do selo já é uma conquista, pois acredito que os municípios saem melhores, mas vale lembrar que ele é apenas uma estratégia para que os gestores, sociedade
civil e todos que compõem essa esfera façam a sua parte”, ressaltou. Coordenador da Unicef para Sergipe e Bahia, Ruy Pavan
O coordenador da Unicef também enumerou quais as principais áreas que os municípios evoluíram. “Tivemos melhoria de uma forma geral em indicadores da mortalidade infantil, diminuição da desnutrição e aumento do número de pré-natal. Em Sergipe, particularmente, tivemos um aumento do número de matrículas”, avaliou.
As estratégias
Para as cidades ganhadoras, o selo Unicef pode significar não só um prêmio, mas também uma estratégia para angariar recursos para o município. É o caso da prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Souza, que falou das estratégias utilizadas para conseguir o prêmio.
“Investimos na área de saúde, principalmente no Programa de Saúde Familiar (PSF). Na área de educação, criamos vários projetos, a exemplo da brinquedoteca móvel, mostrando aos alunos que aprender pode ser muito prazeroso, o que diminuiu a evasão escolar”, falou a prefeita de Nossa Senhora Aparecida. Verônica Santos Souza: prefeita de Nossa Senhora Aparecida
Já para o prefeito de Lagarto, Zezé Rocha, que pelo segundo ano consecutivo recebe o selo, o segredo é um trabalho em equipe envolvendo as secretarias de educação, ação social e da saúde.
Nas palavras do Governador de Sergipe, Marcelo Déda, o Unicef praticou um grande acerto ao escolher o semi-árido brasileiro para desenvolver o seu trabalho. Ele justificou suas afirmações baseado nos baixos índices dessas regiões, os quais ele considerou grave. Ao mesmo tempo,Marcelo Déda elogiou a iniciativa. “O importante é que o Unicef não se limitou a fazer denúncias, mas se ofereceu para que esses municípios pudessem se engajar na luta para rever essa situação”, falou.
Por Letícia Telles
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B