O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) afirmou que as empresas vencedoras da licitação do transporte público deverão recorrer da anulação do edital anunciada pela prefeita Emília Corrêa nesta terça-feira, 7. Em nota, o sindicato também expressou preocupação na prestação do serviço.
De acordo com o Setransp, as empresas vencedoras da licitação já estavam se preparando desde o ano passado, com a compra de ônibus e contratações de funcionários, para iniciar a operação neste ano. Com isso, elas devem recorrer dos direitos dispostos no contrato firmado em 2024.
“O setor de transporte acompanhou todo processo da licitação e assim como toda a sociedade tinha a expectativa de um novo momento para a prestação do serviço de transporte com um contrato de administração que garantisse os deveres de qualidade, mas também subsidiasse com recursos públicos essa melhor operação, do mesmo modo como tem sido feito em todas as capitais onde houve desenvolvimento na mobilidade urbana. As empresas de transporte que ganharam a disputa no processo licitatório, e já se preparavam desde o ano passado com a compra de ônibus e contratações para iniciar a operação este ano, deverão recorrer dos direitos ao contrato firmado em 2024”.
O Sindicato expressou que a maior preocupação do setor é a sustentabilidade da prestação do serviço de transporte, que enfrenta questões financeiras devido à tarifa congelada há quase três anos e a falta de investimentos públicos. “Especialmente em parte das empresas, para manter o pagamento dos seus trabalhadores e investir na renovação da sua frota”, completou o Setransp.
Ainda na nota, o Sindicato destacou que medidas foram adotadas pelas prefeituras nos últimos anos na tentativa de ofertar uma melhor operação, mas que a ação esperada pelo setor diz respeito às garantias jurídica e financeira para transformação e desenvolvimento de um melhor serviço. “É isso que o setor de transporte também espera das gestões atuais e estará colaborando em tudo para com isso”, completou.
Licitação anulada
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 7, a prefeita Emília Corrêa anunciou a anulação da licitação do transporte coletivo em Aracaju. Segundo a nova gestora, a decisão foi tomada após a identificação de irregularidades no processo, reforçadas por determinação judicial, e faz parte das ações da atual gestão para solucionar problemas históricos do setor na capital.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B