Simulação de acidente aéreo no Aeroporto de Aracaju

A Infraero em Aracaju realizou essa manhã, 19, a simulação do Plano de Emergência (Plem) em casos de acidentes aéreos. A atividade começou às 9h30 da manhã no Aeroporto Santa Maria e durou cerca de uma hora. Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Militar estiveram envolvidas na ação, que acontece anualmente por ordem da Organização de Aviação Civil Internacional.

Para simular uma situação real, foi feito inicialmente um princípio de incêndio, identificando o local do acidente. Assim que os bombeiros do Aeroporto chegaram ao local o foco de chamas foi apagado e as ‘vítimas’ começaram a ser recolhidas. No mesmo momento as unidades do Samu e dos Bombeiros foram acionadas para prestação de primeiros socorros. A ação só acabou quando todas as ‘vítimas’ fossem atendidas e os ‘mortos’ levados pelo carro do IML.

O Exercício de Emergência Aeronáutica Completo é a última etapa do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), que aconteceu desde o dia 10. “A intenção é aferir a eficiência do Plano de Emergência na realidade local” disse o superintendente da Infraero em Sergipe, Fábio Bastos. Foram capacitadas 120 pessoas, entre membros da comunidade e representantes dos órgãos envolvidos.

“Aparentemente, pelo envolvimento do que antecedeu essa semana, o treinamento foi muito positivo. Está todo mundo muito bem sintonizado. Eu digo que Sergipe e Aracaju estão preparados para emergências”, declarou Bastos. O coordenador de segurança do Aeroporto, Junei Vidigal, diz que o pessoal que trabalha no Aeroporto Santa Maria está completamente capacitado. “Está tudo dentro das normas,

como exige a Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC)”.

Além dos órgãos de resgate e de emergência, os Hospitais João Alves e Cirurgia, estiveram envolvidos com o treinamento.

Por Ben-Hur Correia e Paulo Rollemberg

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais