Sindipema deflagra paralisação

Hoje pela manhã a presidente do Sindicato dos Professores de Aracaju (Sindipema), Inês Malta, falou durante o programa “Fala Sergipe”, da Rádio Atalaia AM, sobre a deliberação que os professores municipais tiraram em Assembléia Geral ontem pela manhã. “De fato, ontem na Assembléia, os professores rejeitaram a proposta de 10% apresentada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, e aprovaram a paralisação por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, 16”, colocou a sindicalista.

Inês explicou que a pauta de reivindicação dos professores abarcava dois pontos primordiais: o reajuste salarial de 27,29%, que recuperasse as perdas acumuladas no período de 2001 a 2005; e a ampliação da carga horárias de alguns professores para 200 horas. A justificativa para a negativa à proposta da PMA, segundo a sindicalista, foi o fato de que o reajuste não recupera a perda salarial acumulada. “Ele pode ser considerado um pequeno reajuste se levarmos em consideração somente o ano de 2005. Mas levando em conta o período de 2001 a 2005 ele não supera o acumulado”, explicou.

Contudo, a sindicalista afirmou que os professores estão abertos a negociação e acrescentou ainda que na próxima quarta-feira, dia 18, eles estarão realizando uma nova Assembléia para reavaliarem  o movimento e possíveis propostas que venham a surgir. “Hoje vamos para as escolas mobilizar os professores que não estiveram presentes na Assembléia para que eles também integrem a paralisação. E na quarta-feira estaremos nos reunindo novamente para tirar que encaminhamentos daremos ao movimento”, concluiu Inês.

PMA – Sobre o assunto também foi ouvida a secretária de Educação do Município de Aracaju, Tereza Cristina. Indagada sobre o posicionamento da Prefeitura de Aracaju ante a greve dos professores municipais, ela afirmou que confia no bom senso da categoria.

“Olha a Secretaria de Educação e o prefeito Marcelo Déda preferem confiar na capacidade de reavaliação da categoria. Esperamos que eles avaliem a conjuntura  nacional, o fato de a Prefeitura de Aracaju ser a que tem a maior despesa com folha de pagamento do país, que o prefeito tem feito um grande esforço para atender as reivindicações e que nós temos que administrar a máquina pública para toda a população e não só para os servidores”, declarou a secretária que também deu a entender que não há a possibilidade de o prefeito apresentar um reajuste maior para a categoria.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais