Sindipema e CNTE discutem Educação na Câmara

Joel representa o CNTE e apresenta reivindicações
Depois de requerimento do vereador petista Iran Barbosa, foi realizada hoje, 24, na Câmara Municipal de Vereadores uma tribuna livre sobre a VII Semana Nacional em Defesa e Promoção de Educação Pública.

A tribuna contou com a presença de membros do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que foi representada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Joel Almeida.

Este criticou as ações do governo do Estado relativas à Educação. De acordo com Joel, o governo se preocupa em “copiar modelos do Sul do país, tornando o professor um mero participante do modelo”. Além disso, Joel anunciou que a categoria não está satisfeita com questões como valorização profissional, gestão democrática e condições dignas de trabalho.

Ele declarou também a adesão dos educadores de Sergipe à paralisação nacional que acontece na próxima quarta-feira, 26. A representante do Sindipema, Vera Oliveira, usou o espaço da Câmara para lamentar que a categoria ainda não foi recebida pelo atual prefeito, Edvaldo Nogueira, PCdoB.

Ela declarou que os professores buscam recuperar as perdas salariais, que hoje chegam a 21,33%. O Sindipema solicitou a intervenção do deputado petista Francisco Gualberto para tentar dialogar junto ao chefe do Executivo Municipal.

A finalidade seria discutir questões ligadas à situação das 11 escolas em prédios alugados, que não oferecem boas condições de uso. A palestrante sugeriu também a abertura urgente de um concurso público.

Vereadores como Vinícius Porto, PFL, aproveitaram para destacar ações do Estado, como o Pré-Universitário, apesar de terem havido questionamentos do vereador Daniel Fortes, PSC, sobre a quantidade de aprovados pela rede pública na Universidade Federal de Sergipe.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais