Em reunião com a Gerencia Geral da Unidade Sergipe/Alagoas da Petrobras, a direção do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) AL/SE, juntamente com representantes dos trabalhadores de sobreaviso, reivindicaram o cumprimento da cláusula 20ª do Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) 2004/2005.
Segundo o Sindicato, estes trabalhadores estão sujeitos à jornada, considerada por eles, excessiva (até 24 h), com responsabilidade de supervisão e/ou fiscalização, ficando a mercê de acidentes e trazendo graves problemas para a própria saúde, conforme declaração da entidade.
O Sindipetro informou que ficou acordado que o problema seria resolvido o mais breve possível. Além disso, após nova reunião dos setores de Recursos Humano e Jurídico com as gerências envolvidas na questão, ficou definido que uma solução seria encaminhada para o Gerência Geral, que deve se posicionar de forma positiva.
Contudo, em reunião realizada no Sindipetro, dia 7 de abril, (07/04/2005) os trabalhadores definiram alguns posicionamentos. São eles: Aguardar resposta da empresa até o dia 18 de abril; Entrar com ação judicial relativa ao cumprimento da Cláusula 20ª; Responsabilizar o gerenciamento civil e criminalmente, por qualquer acidente ocorrido até o cumprimento da cláusula; e Usar o direito de recusa.