Sinpol criará grupo para avaliar impactos da violência em Sergipe

Adriano Bandeira diz que estado não explica a violência (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol) quer criar um grupo de estudos, com participação de representantes da categoria, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e de diferentes segmentos do empresariado local para analisar o índice da violência no Estado e os impactos desta incidência sobre a economia sergipana. De acordo com o presidente do Sinpol, Adriano Bandeira, o grupo de estudos trará respostas concretas que vão explicar o fenômeno da violência em Sergipe. “Por que o governo não explica os motivos que levam o Estado a se destacar em quarto lugar no quesito violência”, diz o presidente do Sinpol.

Essa é a segunda fase das atividades realizadas pelos policiais civis do Estado, que se encontram mobilizados tentando negociar uma pauta de reivindicações encaminhada ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário João Eloy, da Segurança Pública. Para criar este grupo de trabalho, os representantes do Sinpol estarão reunidos com professores e com representantes da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também estão tentando marcar uma data com entidades que representam o empresariado sergipano.

Paralelamente, o Sinpol está também tentando marcar uma audiência com o próprio governador Belivaldo Chagas e com o secretário da Segurança Pública. Segundo o Sinpol, o governador já sinalizou disposição para conversar com o Sinpol, está faltando apenas ajustar a agenda para definir a data e o local da reunião.

A pauta de reivindicação do Sinpol se resume, basicamente, em dois itens: revisão anual dos salários para repor as perdas provocadas pela inflação e a implantação do projeto de reestruturação da carreira base da Polícia Civil. Conforme o presidente do Sinpol, a categoria está com os salários congelados há mais de seis anos e a reestruturação da carreira já é um item que vem sendo colocado em pauta há muito tempo com o Governo do Estado.

A assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública já possui, desde o ano de 2010, uma parceria com a UFS. Dessa parceria, conforme a assessoria de imprensa da SSP, foi criado o Núcleo de Análises e Pesquisas de Segurança Pública e Cidadania (Napsec), que discute o fenômeno da violência em Sergipe.

Quanto à pauta da categoria, a Secretaria de Estado de Comunicação Social informou que o secretário George Trindade, de Administração, esteve reunido com representantes da categoria na semana passada, debatendo as reivindicações do Sinpol. A Secom se comprometeu a fornecer maiores detalhes da reunião e sobre a posição do governo ainda nesta terça-feira, 9. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais