Segundo o assessor de comunicação da prefeitura, Salvador Filho, houve um erro na confecção das placas e todo o dinheiro utilizado viria do Tesouro Municipal. Uma das praças fica no conjunto Marcos Freire I e foi construída ao custo de R$ 149.479,50, segundo a placa, recursos da Secretaria de Educação. Já as obras da praça no conjunto João Alves Filho ainda não começaram, mas a placa informa que serão utilizados recursos próprios e do Fundef (fundo substituído pelo Fundeb), ao valor de R$ 338.729,60. A lei que criou o Fundeb proíbe o uso dos recursos para outros fins que não sejam ligados a manutenção das escolas e pagamento dos salários dos professores da rede pública. O Sintese vai enviar ofício ao Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Federal, Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) solicitando averiguação. Itabi e Neópolis Os professores de outras duas cidades do interior de Sergipe têm externado, nas últimas semanas, situações difíceis para a educação. Em Itabi e Neópolis, a categoria fez paralisação no início da semana, que durou até ontem, 25. Dia marcado pelo lançamento, em Aracaju, do Plano Nacional Desenvolvimento da Educação e do Plano de Desenvolvimento da Educação em Sergipe, que prevêem melhorias para a educação básica. Os professores de Itabi só voltaram às aulas porque o prefeito, Eraldo Gomes (PMDB), se comprometeu a reunir-se com eles hoje, 26, às 15h. Na próxima semana eles realizam nova assembléia para avaliar os resultados da mobilização. Tembém em Neópolis há uma audiência marcada com o prefeito José Teixeira Alves Filho (PPS), para a sexta-feira, 27. Na terça-feira, a categoria se reúne para deliberar as próximas ações.
O Sintese denuncia que a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro estaria usando recursos da educação para a construção de praças. As placas fotografadas pelo sindicato mostram que a verba utilizada nas construções viria do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e da Secretaria Municipal de Educação. Placa na praça do Marcos Freire I
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