Sintese realiza conferência sobre protagonismo da escola pública

Nesta segunda-feira, 15, dia do professor, o Sintese abre a sua VIII Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação. O tema escolhido para esta oitava edição é ‘Escola pública: a escola que se faz sujeito’. Até o dia 18 os trabalhadores em educação pretendem discutir o papel de protagonista que a escola pública deve ter dentro da formação da sociedade brasileira. Um cortejo cultural que sairá do Colégio Atheneu Sergipense abrirá o evento. A previsão do sindicato é que participem 40 escolas da capital e interior.

Para a direção do sindicato o tema da conferência reflete a situação que a escola pública vive atualmente. Há um processo constante de anulação dos atores sociais da escola pública que são o professor e o aluno. A falta de políticas públicas e o afastamento do Estado na concepção destas políticas estão fazendo com que a escola pública perca seu papel principal no processo de formação da cidadania.

“A política educacional adotada pelo Estado brasileiro é a substituída por programas comprados da iniciativa privada. Em Sergipe o processo acontece velozmente como se pode ver pela adoção dos programas Se liga, Acelera e Alfa e Beto, tanto na rede estadual como em vários municípios”, avalia o presidente do SINTESE, Joel Almeida.

Durante o evento os educadores vão discutir a conjuntura nacional e sua relação com movimentos sociais, a influência da iniciativa privada na escola pública, a autonomia escolar, a prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais