Sistema promete melhorias na assistência aos 12 mil índios de Sergipe e Alagoas

A Fundação Nacional de Saúde – Funasa – promete reforçar a assistência à saúde prestada aos 12 mil índios de Sergipe e Alagoas. Na primeira semana de outubro, será implantado o Sistema de Informação e Assistência ao Índio – Siai. Com o sistema, serão organizadas e armazenadas as informações sobre os pacientes indígenas que saem das aldeias e vão até Maceió, sede do Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei-AL/SE -, para receber atendimento de média e alta complexidade, como a realização de exames de laboratório, consultas e cirurgias.

 

O Siai registrará o número de internações nos hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde – SUS -, compra de medicamentos e alimentos para os pacientes indígenas atendidos na cidade e a utilização de transporte. O sistema garantirá agilidade e qualidade da organização dos serviços de saúde.


No banco de dados, substituto dos antigos fichários e livros de marcação de consultas, estarão disponíveis tabelas, formulários e relatórios, que orientarão as equipes de saúde do Dsei. Seis profissionais, sendo quatro auxiliares de Enfermagem e duas estagiárias, estão sendo treinados para operar e alimentar o sistema.

De acordo com a chefe do Dsei-AL/SE, Rita de Cássia, o Siai, além de traçar um perfil do paciente indígena e analisar os casos atendidos, será um instrumento de avaliação do trabalho que é realizado nos sete pólos-base da região, pois identificará os problemas de saúde que não podem ser solucionados nas próprias aldeias.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais