SMTT altera trânsito na Hermes Fontes para iniciar corredor de ônibus

Prefeito transformará canteiro central da avenida em corredor exclusivo para ônibus (Foto: Artur Soares/Portal Infonet)

A partir da próxima segunda-feira, dia 9, o trânsito no trecho inicial da avenida Hermes Fontes será alterado devido ao início da obra de construção do corredor Hermes Fontes, que contempla a avenida de igual nome, a Adélia Franco e a José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg). Na quarta-feira, 4, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) anunciou a pretensão de retirar as árvores daquela movimentada avenida para instalar o corredor de trânsito, que dará prioridade para os veículos do sistema de transporte público.

Com 6,8 km de extensão, esse novo corredor de transportes corta os bairros São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado, e é resultado de um investimento superior a R$ 20 milhões, feito pela Prefeitura de Aracaju com recursos conveniados com o Governo Federal.

O primeiro trecho a ser interditado está compreendido entre o cruzamento da Hermes Fontes com a avenida Barão de Maruim e o retorno logo após a rua Frei Paulo – apenas no sentido Centro; assim, o condutor que segue pela avenida Pedro Calazans sentido Terminal DIA poderá acessar a Hermes Fontes normalmente.

Locomoção usando veículo

Para quem segue pela Hermes Fontes e deseja continuar o trajeto pela Pedro Calazans ou convergir para a avenida Barão de Maruim, um binário será montado na pista contrária, no retorno logo após a rua Frei Paulo; assim, o condutor deverá utilizar esse binário para passar pelo trecho interditado e depois voltar à pista de origem.

De modo a evitar possíveis congestionamentos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recomenda aos condutores o uso de rotas alternativas, como as ruas José de Faro Rollemberg, Américo Curvelo, Construtor João Alves e Lagarto, para quem estiver no sentido DIA/Centro; e as ruas Estância ou Dom Bosco, seguindo pela avenida Edézio Vieira de Melo retornando à Hermes Fontes, para quem estiver dirigindo no sentido Centro/DIA.

Para ir à Maternidade Santa Helena a partir da Pedro Calazans, recomenda-se que o condutor acesse a rua Estância, seguindo pela rua Dom Bosco até a rua Frei Paulo para chegar à unidade de saúde. No sentido contrário, deve-se seguir pela Edézio Vieira de Melo, retornar pelo Largo do Carro Quebrado, acessar novamente a Edézio até a rua Nossa Senhora das Dores, onde será possível acessar a rua Frei Paulo.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça que as equipes do órgão darão assistência aos condutores durante a obra. “Temos um planejamento definido e atuaremos para minimizar os impactos. Estaremos com agentes de trânsito no local para orientar os motoristas, organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança viária”, explica.

“Vamos trabalhar com binários, algo semelhante ao que fizemos durante a obra de recapeamento da Beira Mar, e sinalizaremos todos os trechos que sofrerão alterações temporárias. A população deve ficar atenta às sinalizações e orientações dos agentes e, se possível, utilizar as rotas alternativas”, complementa.

Renato acrescenta que o serviço no corredor Hermes Fontes começará a ser feito em um período de férias escolares, o que ameniza, inicialmente, os impactos no trânsito da via, já que o número de veículos em circulação tende a ser menor. “Sabemos que haverá transtornos temporários, mas pedimos a compreensão da população, pois os benefícios para a mobilidade virão para todos”, afirma o superintendente.

Com informações da Ascom/SMTT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais