
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), divulgou nesta segunda-feira, 16, que fará uma operação especial para garantir a fluidez no tráfego e a segurança viária durante os dias do Forró Caju 2025, que acontece de 18 a 29 de junho, na Praça dos Mercados, no centro da capital.
A partir das 17h30 em cada noite de festa, agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos previamente definidos para organizar o fluxo de veículos e garantir o deslocamento seguro da população. Entre as principais intervenções está o bloqueio da Avenida Otoniel Dórea, no sentido norte-sul, no trecho entre a Avenida Mascarenhas de Morais e a Travessa Hélio Ribeiro. No sentido oposto, será implantado um sistema de binário, permitindo circulação em mão dupla, o que deve facilitar a fluidez do trânsito nas imediações do evento.
De acordo com o coordenador de trânsito da SMTT, Walter Faro, a operação também inclui a remoção de veículos estacionados dentro da área da festa a partir das 17h30. “A medida é necessária para desobstruir as vias e garantir a segurança dos participantes”, explica.
Atuação dos agentes de trânsito
A operação contará com a atuação direta de equipes da SMTT em cruzamentos e áreas de acesso ao evento. No encontro das avenidas Carlos Firpo e Coelho e Campos, dois agentes farão o controle do tráfego com auxílio de sinalização visual. Outros dois profissionais atuarão na rotatória entre a Avenida Mascarenhas de Morais e a Otoniel Dórea.
Na Travessa Hélio Ribeiro com a Rua Apulcro Mota, haverá controle de acesso restrito a autoridades e profissionais que trabalham diretamente na festa. O local também contará com presença de agentes para fiscalização.
Além dos pontos fixos, duas duplas de motociclistas irão circular pela região para atender sinistros de trânsito, remover veículos indevidamente estacionados e garantir fluidez nas vias próximas ao evento. “O trabalho dos motociclistas será fundamental para manter a mobilidade nos arredores da festa”, pontua Walter Faro.
Pontos de táxi
Para facilitar o transporte do público, a SMTT definiu dois pontos oficiais de táxi. O primeiro estará localizado no cruzamento da Avenida Simeão Sobral com a Avenida Antônio Cabral, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores, com fiscalização de quatro agentes da Coordenadoria de Táxi (Cotax). O segundo ponto será na Avenida Otoniel Dórea, entre a Rua Santa Rosa e a Travessa Hélio Ribeiro, também com suporte de outra equipe da Cotax.
Acessibilidade
A operação também contempla acessibilidade. Uma área de estacionamento exclusiva para pessoas com deficiência e idosos será disponibilizada na Rua Santa Rosa, entre a Avenida Otoniel Dórea e a Rua José do Prado Franco. A SMTT reforça que, para utilizar esse espaço, é necessário portar a credencial válida e que um dos ocupantes do veículo atenda aos critérios de uso.
Fonte: AAN