SMTT ressalta segurança no trânsito

0

Motoristas devem seguir recomendações (Fotos: André Moreira)
Para os servidores municipais, o feriado será prolongado por conta do ponto facultativo na segunda-feira, 1º, e do Dia de Finados, na terça, 2. Como de costume, muitas famílias e grupos de amigos aproveitam os dias de folga em praias do litoral sergipano ou em outros estados. Para que a diversão seja garantida, quem vai viajar de carro precisa atentar para algumas recomendações.

O diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), major Paulo César Paiva, lembra que antes de viajar é necessário verificar se o automóvel está em perfeitas condições. É necessário conferir a água do radiador, o carter, óleo dos freios, além de calibrar os pneus, inclusive o estepe. Também é indispensável verificar a documentação do veículo.

Aos mais apressados, o major diz que é preciso ir com calma nas estradas. “Lembrem-se que a viagem começa ao sair de casa. O percurso de ida também faz parte do divertimento. Por isso ir com calma e cautela é o mais recomendável”, recomenda.

Major Paiva ressalta recomendações
Durante o percurso, outras recomendações devem ser seguidas, como evitar ultrapassagem em locais proibidos, lembrando a sinalização sempre indica quando ela é permitida ou não. Segundo Paiva, a maioria dos acidentes acontece justamente em locais onde a ultrapassagem é proibida.

Segurança

É preciso ainda obedecer aos limites de velocidade e todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança – se houver crianças, elas precisam estar devidamente acomodadas em assentos de segurança apropriados.

Se a viagem for longa é importante parar de duas em duas horas para descansar e retomar o percurso de maneira relaxada e concentrada. Por fim, quem for dirigir não deve ingerir bebida alcoólica, nem mesmo em pequena quantidade.

Fonte: Ascom/PMA

Comentários