Dentro da programação dos 70 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), será lançado hoje, 28, às 8h30, o terceiro e último volume da cartilha ‘Pacto Contra a Violência Doméstica’. O material, que será apresentado na sede da Somese, traz dados estatísticos sobre a violência contra a mulher que, na maioria das vezes, é vítima do próprio marido, namorado ou companheiro.
Também estão contidas informações para que os médicos e profissionais de saúde possam reconhecer as vítimas da violência doméstica, como abordá-las e como deve agir para ajudá-las. “O nosso objetivo é mostrar à classe médica a importância da notificação dos casos de violência, bem como auxiliar a reconhecer os sintomas em quem foi vítima”, explica Roberto Gurgel, presidente da Somese.
O documento relata ainda o perfil dos agressores e a obrigatoriedade da notificação dos casos atendidos por médicos e profissionais de saúde, dentre outros tópicos. “A gente quer trazer essas estatísticas, muitas das quais entra pela porta das unidades de saúde, principalmente do SUS, para que sejam discutidas pela sociedade em geral”, destacou Gurgel.
Comentários