SSP e MP discutem estrutura do Corpo de Bombeiros

Foto: Ascom SSP
Uma comissão do Ministério Público de Sergipe, formada pelos promotores de justiça Elias Pinho, Euza Missano, Rodomarques Nascimento e Deijaniro Jonas esteve no final da tarde desta terça-feira, 24, reunida com o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, e com o subsecretário, Marco Passos, para discutir problemas estruturais do Corpo de Bombeiros.

O Ministério Público está preocupado com a falta de alguns equipamentos de combate a incêndio e de proteção individual dos militares, que ficou evidenciada na operação para controlar um incêndio ocorrido no dia 8 de março deste ano em uma loja de materiais de construção, localizada na avenida Zaqueu Brandão, em Aracaju.

Os promotores ainda fizeram questão de salientar que hoje a Corporação possui uma escada magiros que atinge uma altura máxima de doze andares. “Hoje se acontecer um incêndio em um prédio com mais de 12 andares o Corpo de Bombeiros não poderá fazer o combate”, lembrou a promotora Euza Missano.

Os representantes do Ministério Público ainda comentaram sobre a péssima situação do quartel central do Corpo de Bombeiros e questionaram sobre a utilização da taxa de incêndio, que não é repassada integralmente para a Corporação.

Após ouvir os promotores, o secretário afirmou que com relação aos equipamentos de proteção individual e a aquisição de alguns produtos utilizados no combate a incêndio, como é o caso do pó químico, já foi pedido ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Santos Moura, um orçamento para que seja autorizada a aquisição de todo o material.

“Já pedi ao comandante Moura um orçamento de todo o material de proteção individual e de combate a incêndio para que possamos autorizar a compra”, explicou o secretário.

Com relação à escada magiros, Kércio disse que vai ser encaminhada para Pernambuco para que seja feita uma revisão e ela possa funcionar de forma adequada. Ele disse ainda que já houve um encontro com o secretário nacional de segurança pública, Luis Fernando Correa, para discutir a possibilidade da aquisição de uma nova escada.

A respeito da estrutura física do quartel central dos bombeiros, o secretário informou que o problema já foi participado ao governador Marcelo Déda e que a reforma do prédio é prioridade. Kércio também disse que está sendo elaborado um estudo para aplicar melhor a taxa de incêndio. “Precisa haver um melhor gerenciamento deste recurso e o dinheiro arrecadado com este tributo deve ser repassado completamente para investimentos no Corpo de Bombeiros”, comentou.

“A taxa de incêndio vem sendo mal gerenciada. Estamos estudando o projeto de aplicação deste tributo em alguns Estados, aonde ela vem sendo bem utilizada”, finalizou o secretário. 

Fonte: Ascom SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais