SSP esclarece suposto sequestro

Delegado Fernando Melo esclarece suposto sequestro(Foto:Arquivo Portal Infonet)
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) concluiu no final da tarde de sexta-feira, dia 25, a apuração de denúncia veiculada na imprensa sobre um suposto sequestro que teria ocorrido na última terça-feira, dia 22, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Levantamentos feitos pela Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), constataram que a testemunha citada presenciou, na verdade, o desentendimento de um casal que se encontrava em via pública.

Segundo o coordenador da Polícia Civil na Capital, delegado Fernando Melo, o casal foi identificado e esclareceu o caso por meio de declarações oficiais prestadas na sede da Superintendência da PC. “O marido nos procurou e explicou que tomou conhecimento do caso via imprensa e, nos relatou o que ocorreu. Sua identidade será preservada, mas diante da repercussão que o caso ganhou nos cabe esclarecer o que realmente se passou: um desentendimento entre ele e a sua esposa, que aos olhos de alguém, pode ter parecido algo semelhante a um rapto ou um sequestro”, explicou Melo.

O delegado acrescenta que o que mais preocupou é que ainda a redação relaciona outros crimes semelhantes na localidade e até mesmo instalação de uma facção criminosa que tem ramificações em presídios brasileiros. “A SSP de Sergipe é uma entidade séria e que se preocupa em prestar serviços de qualidade à população sergipana, em especial no sentido de garantir o bem estar das pessoas e o cumprimento das leis. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão de braços dados com a sociedade e sempre está à disposição dos cidadãos, inclusive para prestar esclarecimentos”, reiterou Melo.

Matéria

Declaração foi assassinada pelo marido(Foto: SSP)
A nota intitulada “Mulher é sequestrada na Coroa do Meio”, publicada às 22h36 do último dia 23 de fevereiro, no portal FaxAju, relata que “Terça-feira (22), por voltas da 19:30 horas, uma mulher foi levada por três homens, saiu do seu carro e foi abrir o portão da garagem da casa (…) A mulher – entre 25 e 30 anos – saiu gritando e correndo pela rua Manoel Andrade, mas os bandidos a detiveram e levaram para o carro dela, arrastando-a pelos cabelos, segundo informação de vizinhos que presenciaram o fato. Os três saíram em disparada, levando a vítima. Alguns minutos depois, dois homens retornaram ao mesmo local e levaram o carro que eles estavam.

E a matéria segue: “Segundo ainda uma das pessoas que entrou em contato com a redação do FaxAju Online, a mulher não retornou na mesma noite, só nesta quarta-feira (23) reapareceu em casa. A vítima não quis falar sobre o sequestro e ainda está com medo dos marginais (…) Ainda segundo informações de moradores, os três homens estacionaram o carro em frente à casa da mulher, como se a esperasse. As pessoas evitam falar do assunto com medo que os sequestradores retornem. Uma viatura da Policia Militar, avisada pela vizinhança, foi ao local e fez levantamento de todo o ocorrido, saindo em seguida”.

Apuração

A partir do que foi noticiado, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, determinou que os fatos relatados fossem apurados com a maior brevidade e o maior rigor. “O objetivo foi o de esclarecer o caso, prestar satisfações à sociedade e, se confirmado as informações, delegar as medidas cabíveis”, registrou o delegado Melo. O coordenador da PC Capital explica que o trabalho envolveu desde a apuração de atendimento de ocorrências passadas ao Ciosp 190 e averiguação de ocorrências registradas em todas as delegacias de Aracaju e região metropolitana, até mesmo diligências no bairro Coroa do Meio.

“Em todos os procedimentos, o único caso que verificamos um ponto semelhante ao relatado na notícias, foi uma ligação ao serviço 190, registrado às 19h30 da terça-feira [dia 22], em que o solicitante informou uma briga ocorrida no mesmo logradouro, e não um sequestro, como foi divulgado. O único fato que corrobora com a versão da tal testemunha é o atendimento feito por uma equipe da Polícia Militar com uma viatura. A partir da apuração da ocorrência os soldados verificaram que a situação estava contornada e retornaram ao patrulhamento normal”, explicou o delegado Fernando Melo, que conversou com marido da referida mulher citada na matéria e que assinou o Termo de Declarações.

Compromisso

Ainda de acordo com o coordenador da PC na Capital, a SSP tem como diretriz, o compromisso com a população e a total transparência em seus atos administrativos e operacionais, resguardados os momentos que ocorre uma investigação. “O secretário João Eloy de Menezes e todos os gestores a ele subordinados se sentem contemplados em poder manter uma relação responsável e respeitosa com profissionais e veículos de comunicação, se colocando à disposição em tempo integral para assuntos que interessem ao público, inclusive tomando inúmeras vezes medidas para apurar e diligenciar denúncias que envolvam delitos ou desrespeitos a leis. Temos nos jornalistas uma referência estratégica para delinear o nosso planejamento e definir novos encaminhamentos, pois são nossos parceiros. Mas quando o fato não é verdadeiro e gera insegurança para a comunidade, nós, que fazemos Segurança Pública, precisamos reagir, utilizando exatamente a informação como ferramenta”, pontuou.

Fonte: SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais