As polícias Civil e Militar já têm intensificado o seu trabalho integrado na comunidade do Mutirão, dentro do bairro Cidade Nova, em Estância, sul do estado, o que já acontece também em toda a cidade. Somente nos últimos dois meses, 18 pessoas foram presas por atuarem no tráfico de drogas, sendo que alguns deles vinham agindo na própria comunidade. Elas foram detidas através de operações e investigações conjuntas das equipes da Delegacia Regional de Estância e do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), sediado no município. Polícia fecha o cerco contra o tráfico de drogas (Foto: Arquivo Infonet)
Se contados os crimes comuns, foram 70 prisões já realizadas na cidade nos últimos três meses. “É um número expressivo de prisões. Inclua-se que duas pessoas foram presas na própria Cidade Nova, onde foi desarticulado um ponto de comércio ilícito de entorpecentes”, disse o delegado regional Marcelo Hercos, avaliando que os crimes estão até diminuindo, por conta deste trabalho e das denúncias feitas à polícia pela população. As queixas quanto a atuação de traficantes nas comunidades populosas, como a da Cidade Nova, têm motivado uma presença mais assídua das duas polícias na região.
“O bairro Cidade Nova é considerado um dos mais problemáticos da cidade de Estância. Por conta disso, nós realizamos diariamente as rondas e operações, combatendo principalmente os roubos e o tráfico de drogas na localidade. Estamos dando uma atenção especial e esse trabalho continua da mesma forma em que agimos diariamente”, disse o tenente-coronel Augusto César Oliveira, comandante do 6º BPM, pontuando que o trabalho investigativo da Delegacia Regional tem possibilitado uma boa troca de informações entre as polícias sobre a ação dos traficantes.
Hercos frisa que mesmo com competências diferentes, as duas polícias estão entrosadas no mesmo objetivo. “A competência da Polícia Civil é investigar os crimes, fazer as prisões necessárias e entregar os inquéritos à Justiça. A da Polícia Militar é preservar a ordem e prevenir os crimes fazendo policiamento ostensivo. Esta divisão de competências, no entanto, é apenas o que está estipulado em lei e nada impede que façamos um trabalho conjunto. Vale ressaltar que há uma soma de esforços natural e necessária. O tramite entre as polícias Civil e Militar aqui no município é naturalmente um só, a favor da sociedade e contra os bandidos”.
O trabalho será intensificado com a construção do posto policial do bairro, que já está sendo providenciada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O delegado Hercos e o tenente-coronel Augusto César afirmam que os trâmites legais para a implantação da unidade estão sendo verificados junto aos órgãos do Governo e à Prefeitura de Estância, que já ofereceu apoio para a iniciativa. Além disso, está decidido que haverá um reforço no efetivo de policiais para atender a necessidade do Cidade Nova. “O secretário João Eloy já determinou a intensificação da presença do policiamento no local”, garantiu Hercos.
Prisão
No início da tarde desta quarta-feira, dia 6, a Policia Civil de Estância, sob a coordenação do delegado Paulo Cristiano prendeu Thiago Souza Lisboa, 20 anos, nas redondezas de sua casa no loteamento São Jorge, dando cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça.Ele é suspeito de vários arrombamentos a estabelecimentos comerciais da região central da cidade. Ele já havia sido preso anteriormente em flagrante por crime de furto.
Fonte: Ascom/SSP
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B