
Durante o Agosto Lilás, no âmbito da Operação Shamar, voltada ao combate à violência contra a mulher em razão do gênero, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP), por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel Gonzaga (IIWSG), atenderá todas as mulheres que comparecerem à sede do órgão público, na próxima terça-feira, 26, das 8h às 17h, para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). As mulheres que estiverem acompanhadas dos filhos entre zero e seis anos também poderão solicitar a emissão da CIN das crianças.
A instituição disponibilizará 300 senhas, destinadas a mulheres e crianças. Caso a procura ultrapasse o número de senhas previstas, as mulheres que não forem contempladas receberão uma senha para atendimento no dia seguinte, 27 de agosto.
De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, o Instituto de Identificação soma-se às ações de proteção à mulher para garantir acesso a um documento indispensável à cidadania da mulher e de seus filhos. “Para o atendimento, basta comparecer com a certidão de nascimento ou casamento, original, legível e sem rasuras”, orientou.
A iniciativa do Instituto de Identificação é vista como fundamental para a garantia dos direitos das mulheres, conforme evidenciou a delegada da Polícia Civil Nalile Castro, coordenadora da Operação Shamar no estado. “A SSP, dentro do cronograma da Operação Shamar traz mais esse valoroso ato no intuito de conscientizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher. O que se pretende é dar visibilidade ao tema, promovendo um dia de atendimento especial às mulheres”, finalizou.
Fonte: SSP/SE