SSP realiza perícia criminal em caminhões de lixo interditados

Os cinco caminhões foram interditados após constatação de vazamento de chorume

A perícia foi requisitada como parte do inquérito instaurado para apurar os fatos (Foto: PMA)

A perícia criminal em cinco caminhões de lixo da limpeza pública de Aracaju, interditados após a constatação de vazamento de chorume, foi realizada nesta sexta-feira, 16. A Renova Ambiental, responsável pelo serviço na capital, também foi multada em R$ 1,5 milhão.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) acompanhou a perícia. A ação ocorreu na sede da Renova, com o objetivo de apurar eventuais irregularidades nos veículos e verificar se estão em condições de operação sem causar danos ambientais.

Os caminhões, pertencentes à empresa contratada para realizar a coleta de lixo no município, foram interditados no dia 8 de maio, após fiscalização da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), motivada por denúncias de vazamento de chorume durante a execução do serviço.

Na ocasião, representantes da empresa foram levados à Delegacia Metropolitana para prestar esclarecimentos sobre o descumprimento da ordem de paralisação dos caminhões, que estariam operando sem as condições adequadas.

Segundo o delegado titular da Depama, Flávio Albuquerque, a perícia foi requisitada como parte do inquérito instaurado para apurar os fatos. Após a conclusão do laudo pelo Instituto de Criminalística, o inquérito será finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário, que deverá avaliar eventuais responsabilidades por infrações ambientais.

Entenda

No dia 23 de abril, a Adema aplicou duas multas, totalizando R$ 1,5 milhões, para a empresa Renova, atual responsável pela coleta de lixo em Aracaju, em virtude da ausência de licença ambiental para realizar o serviço de coleta de resíduos sólidos da construção civil. O fato é considerado infração administrativa ambiental de natureza grave.

Os documentos relevam que autuações ocorreram no dia 26 de março de 2025 e que a empresa teve prazo para recorrer, mas não houve manifestação.

 

por Carol Mundim e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais