SSP sugeriu ajuste legislativo para bloquear celulares em todos presídios do Brasil (Foto: Roque Sá) |
Secretários da Segurança Pública e os de Administração Penitenciária de todo o Brasil estão reunidos desde o início da manhã desta terça-feira, 17, no salão negro do Ministério da Justiça, em Brasília, para discutir os últimos casos que envolveram crises em alguns presídios do Brasil e a efetiva aplicação do Plano Nacional de Segurança Pública.
Um dos pontos que estão na pauta da reunião do ministro com os secretários é a criação de 27 núcleos de inteligência policial nas capitais do país, ação prevista no plano nacional de segurança. As três primeiras cidades que recebem o Plano Nacional, segundo o Ministério da Justiça, serão Aracaju (SE), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
Os secretários da Segurança Pública de Sergipe, João Batista Santos Júnior, e da Justiça e Cidadania, Cristiano Barreto, participam das discussões e propuseram, mais uma vez, o imediato apoio do Governo Federal no estado. João Batista disse que uma importante estratégia para o combate a criminalidade é a colocação imediata de bloqueadores de celulares em todos os presídios do Brasil, com ajustes legislativos, pois a competência é do Congresso Nacional. Segundo Cristiano Barreto, é necessário controle dos presos logados a facções criminosas e o “descongestionamento da aplicação das verbas do Fundo Penitenciário Nacional para o Reaparelhamento dos presídios em Sergipe e nos demais estados”.
O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, também vai se reunir com os secretários estaduais de Segurança Pública de Sergipe, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte para detalhar como serão aplicadas as ações nos três estados, a exemplo do quantitativo de integrantes da Força Nacional que será enviado para cada estado.
A expectativa é de que equipes da Força Nacional e outras ações operacionais do Plano Integrado de Segurança Pública comecem a ser aplicadas no início de fevereiro.
Com informações da SSP/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B