Na próxima terça-feira, 26, às 14h, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) irá disponibilizar ônibus para levar os moradores do município da Barra os Coqueiros até ao Complexo Policial do Santa Maria, em Aracaju. O objetivo da ação é que os moradores daquela cidade conheçam os moldes do complexo que possui os padrões da delegacia que deverá ser construir no município. Local onde a delegacia poderá ser construída
“Estaremos levando aqueles que desejarem conhecer o complexo Santa Maria, pois ele é no mesmo moldes do que pretendemos construir na Barra dos Coqueiros. Ele fica vizinho a uma escola, a uma creche que tem movimento de duas mil crianças/dia. Levando para conhecimento e discussão. A intenção é mostrar que nosso projeto é seguro e viável para aquela comunidade”, diz o secretário da SSP, Kércio Pinto, em programa da Rádio Jornal.
A construção de uma nova delegacia na Barra dos Coqueiros divide a opinião entre moradores. A discussão gira em torno do local onde será erguido o novo prédio, que fica ao lado de uma creche. Além dos riscos da proximidade de uma delegacia, a associação de moradores se manifestou como detentora da escritura da área que pretendem construir o novo complexo policial. As obras fora paralisadas por dez dias para que o Ministério Público Estadual (MPE) avalie a documentação apresentada.
Adauto Botelho Secretário Kércio Pinto
O secretário também informou que o prédio do Adauto Botelho, no Getúlio Vargas, poderá ser adaptado para abrigar diversas instituições da SSP e atender da melhor forma a população. “Solicitei que a Cehop fizesse um mapeamento do prédio e estudasse o local que pode vir a ser o Instituto de Criminalística, a Delegacia da Mulher, IML ou um posto de saúde e tudo aquilo que a população precisa”, completa.
Ele informou ainda que a SSP havia cedido parte deste prédio à Secretaria de Estado de Justiça (Sejuc) para construção de celas, mas o secretário Benedito Figueiredo percebeu que não seria viável. “Ele percebeu que o custo para adaptar o prédio a construções de celas sairia caro para o tempo que iriam usar, já que o presídio do Santa Maria e a Cadeia Pública da cidade de Nossa Senhora do Socorro deverão estar prontos dentro de 80 dias”, explica.