STF determina extradição de alemão preso em Sergipe

O acusado continua no Copecam (Foto: Arquivo Infonet)

O alemão Hans-Jurgen Nees, preso preventivamente em Sergipe pela suposta prática de crime de fraude no seu país de origem, continua detido no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam) no município de São Cristóvão, mesmo após o Supremo Tribunal Federal (STF) deferir no dia 30 de setembro, em sessão extraordinária, a Extradição (EXT) 1283, do alemão.

De acordo com o assessor de comunicação da Secretaria de Justiça (Sejuc), Marinho Tiba, o acusado continua em Sergipe. “Ele continua aqui e não há previsão de soltura porque dependemos da decisão da Vara de Execuções penais. Se a justiça mandar soltar, a gente libera”, diz.

O pedido de extradição partiu do Governo da Alemanha e segundo o próprio governo, o acusado teria supostamente cometido 220 crimes de fraude e fugiu para o Brasil para escapar do processo penal.

Em sua sentença, o relator ministro Marco Aurélio afirmou que foram atendidos os pressupostos da Lei 6.815/1980 (Estatuto do Estrangeiro) e ressaltou que o governo alemão deve contar o período em que o acusado ficou preso no Brasil, subtraindo da pena o tempo de prisão preventiva para extradição cumprido no Brasil.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais