O jovem que aparece sem camisa em uma rede social é considerado foragido da Justiça (Fotos: Reprodução Portal Infonet) |
A prisão de um jovem, de 18 anos, suspeito de ter estuprado uma adolescente, de 12 anos, durante uma celebração evangélica pode ocorrer a qualquer momento. A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) reconheceu na manhã desta quarta-feira, 6, que o estrangeiro naturalizado brasileiro identificado como Daniel Manuleke é o principal foragido da Justiça sergipana.
A polícia está fechando o cerco na procura por Manuleke e entende que a recusa e o descumprimento no acordo firmado para que o suspeito fosse apresentando nesta quarta-feira, 6, no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) é prova da falta de colaboração com a investigação. Também nesta quarta o advogado de defesa, Máximo Selen, esteve reunido por mais de uma hora com a delegada responsável pelo inquérito. O advogado conversou com a equipe do Portal Infonet e esclareceu acusações feitas pelo advogado de Manuleke.
Postagens constam a história do jovem que é procurado pela Polícia |
“A defesa tenta a todo o momento desqualificar o caso. Uma hora eles dizem que não houve relação sexual, outra hora é que foi uma relação consensual e ainda extorsão. Então, tudo que vier não é mais surpresa. O fato é que existe uma investigação policial com um laudo médico onde prova que houve coito anal, que a menina era virgem e que existe um mandado de prisão contra ele”, rebate.
A história
Em uma rede social, o jovem suspeito de estupro diz que nunca conheceu o pai e que a mãe biológica faleceu quando ele tinha dois anos. Daniel também desmostra saudades e o desejo de encontrar com o irmão mais velho. "Se eu fosse voltar seria para buscar meu irmão mais velho que mora lá. Saudades dele. "
O jovem ainda fala sobre racismo. "Nunca humilhei ninguém na minha vida pelo contrério sempre fui humilhado, concordo com a parte de sermos todos iguais".
O caso é investigado pela polícia |
Extorsão
Sobre a acusação de extorsão, o advogado lembra que procurou a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB) e aguarda as provas por parte do advogado. “Dois médicos conhecidos e esclarecidos e um advogado que me acusam de extorsão, que é um crime grave, e não procuram a polícia para denunciar. Pelo contrário, primeiro denunciam na imprensa. Como se essa tentativa fosse diminuir o fato de ter ocorrido um crime grave de estupro”, fala o advogado afirmando que o exame no Instituto Médico Legal (IML) da vítima foi realizado 10 dias após o crime.
“Mesmo após 10 dias do estupro foi comprovada a conjunção e mesmo assim a mãe do acusado diz que não teve sexo. É um desvio de foco, já que os pais do garoto levam um coquetel de remédios contra o virus HIV para a menina”, acrescenta Selen.
Advogado Máximo Selen |
O advogado lembra ainda que na esfera cível é previsto pelo código de ética e pela legislação brasileira um acordo de reparação. “Digo e repito estarei sempre aberto para um acordo na esfera cível porque essa menina nunca mais será a mesma e os familiares dela estão com a vida toda destruída após esse fato. Tudo que estiver ao alcance da Lei que possa ser feito para reparar o que ocorreu com essa menina será feito. No entanto, na esfera penal não cabe nenhum acordo por se tratar de uma Ação Pública Incondicionada. Nessa esfera criminal não depende do advogado é feito por meio da investigação policial e fica a cargo do Ministério Público”, explica.
SSP
A equipe do Portal Infonet também conversou com o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário, que chamou de tentativa de desqualificar o inquérito a afirmação do advogado do suspeito de que não houve estupro.
“Essa é uma tentativa clara de desqualificar o inquérito, mas já existe o mandado de prisão expedido pela Justiça e o exame de conjunção carnal mostra que houve violência empregada na relação, mesmo este exame sendo feito dias após o fato. A autoria e a materialidade do crime estão devidamente identificadas pela polícia”, garante o assessor que fala da operação montada para prender o suspeito.
“A Polícia Federal já foi acionada para que a procura seja feita por portos e aeroportos do Brasil. Existe uma mobilização por parte da Polícia Federal que há muito tempo não se faz. Seria muito inteligente por parte da defesa e dos familiares que ele se apresentasse no DAGV como estava previsto. Hoje ele figura como um dos maiores foragidos do Estado”, enfatiza o assessor da SSP. Quem souber informações sobre o caso pode ligar para o 181.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o advogado do suspeito, mas apesar das inúmeras ligações não teve retorno. O advogado Max de Carvalho chegou a encaminhar uma mensagem, via telefone celular, para a redação da Infonet afirmando que mandaria uma nota sobre o caso, mas até o fechamento da matéria nada foi encaminhado. Permanecemos a disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 21068000.
Com relação a imagem do suspeito, a SSP não divulgou nenhuma foto e explicou que não dispõe de uma imagem oficial de Manuleke.
Igreja
Na tarde desta quarta a assessoria de imprensa da Igreja Presbiteriana Independente de Aracaju, responsável pelo retiro onde o crime ocorreu, encaminhou nota oficial sobre o assunto. Confira a nota na íntegra.
"A Igreja Presbiteriana Independente de Aracaju, na condição de organizadora do retiro espiritual, vem a público manifestar seu sentimento de profunda tristeza com o caso envolvendo o participante Daniel Manuleke de Souza e a adolescente residente no município de Salgado. Neste momento traumático para ambas famílias, rogamos a Deus por conforto e paz, bem como nos colocamos a disposição para assisti-las espiritualmente. Salientamos ainda que, por termos a verdade como dogma absoluto, desejamos que os fatos sejam amplamente investigados pelas autoridades competentes e a justiça se estabeleça. É oportuno ressaltar que somos uma igreja que há 109 anos atua em solo sergipano, sempre trabalhando pelo fortalecimento das famílias por meio do ensino e prática dos genuínos valores morais e éticos do Evangelho de Cristo."
* A matéria foi atualizada às 17h04
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B