Tarifa de ônibus puxa alta do IPCA em Aracaju, segundo IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 0,67% em Aracaju em dezembro de 2018 (Foto: SMTT/Ana Lícia Menezes)

O Instituto Brasileiro de geografia e Estatística em Sergipe, informou nesta sexta-feira, 11, que o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou 0,67% em Aracaju em dezembro de 2018. Foi a alta mais intensa entre todas as regiões investigadas pela pesquisa.

O aumento é reflexo do reajuste de 14% na tarifa dos ônibus urbanos, em vigor desde 09 de dezembro. Em Aracaju, ficaram mais caras também as passagens aéreas, cujos preços em dezembro subiram 32,15%.

Para o Brasil, a alta nos preços foi mais discreta (0,15%). No mês anterior (nov/2018), o IPCA apresentou queda tanto para o Brasil (-0,21%) quanto para Aracaju (-0,31%). Mas, em dezembro, o novo valor da tarifa de ônibus e o aumento das passagens aéreas, fez a inflação de Aracaju ficar acima do valor registrado em todas as demais regiões investigadas. O grupo “Transportes” respondeu por mais de 1/3 da variação registrada em dezembro.

Fonte: IBGE Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais