
Em compromisso com a ampliação do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, a Iguá Sergipe inicia campanha de cadastramento para a Tarifa Social. A iniciativa abrange todo o estado através dos canais de atendimento digitais e presenciais da concessionária, além de prever atendimento móvel que percorrerá 20 municípios sergipanos a partir deste mês de setembro.
O objetivo da campanha é cadastrar mais de 20 mil novas famílias no programa, que concede descontos de até 50% nas faturas de água e esgoto para famílias de baixa renda.
Atualmente, cerca de 18 mil famílias são beneficiadas pela Tarifa Social em Sergipe. Com essa nova campanha, a expectativa é mais que dobrar o número de atendidos, chegando a aproximadamente 38 mil famílias beneficiadas até o final de 2025.
“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a inclusão social. Queremos alcançar as famílias que ainda não conhecem o programa ou que encontram dificuldades para se cadastrar, levando esse atendimento diretamente às comunidades que mais precisam. Atualmente, o número de adesão é pequeno, diante do potencial de alcance do benefício no estado”, afirma Fernando Vieira, diretor-geral da Iguá Sergipe.
A Tarifa Social concede descontos de até 50% na conta de água, para famílias que se enquadram em critérios sociais e econômicos definidos pela legislação. A iniciativa é essencial para garantir que o acesso a um serviço básico não seja comprometido por dificuldades financeiras.
A solicitação de adesão pode ser feita a qualquer momento nos pontos de atendimento presenciais (iguá.com.br/sergipe/enderecos), pelo telefone e WhatsApp 0800 400 4482, ou por meio do aplicativo Digi Iguá.
“Após a solicitação, a Iguá tem o prazo de até 10 dias para efetivar a inclusão da unidade usuária na Tarifa Social. O desconto passa a ser aplicado na fatura subsequente à aprovação do cadastro”, explica Fernando Vieira.
Critérios para cadastro na Tarifa Social:
– Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, com cadastro atualizado;
– Ter renda familiar de até 1/4 do salário-mínimo por pessoa, ou receber um dos seguintes benefícios: Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Seguro Defeso ou aposentadoria rural (nesses dois últimos casos, a renda per capita não pode ultrapassar ½ salário-mínimo);
– Ser consumidor residencial de energia elétrica, com consumo médio mensal de até 120 kWh;
– Estar cadastrado como proprietário ou usuário do imóvel em questão;
– O imóvel deve ser classificado como residencial e vinculado a apenas uma matrícula na Iguá Sergipe;
– Não possuir débitos pendentes junto à concessionária;
– Preencher o questionário socioeconômico disponibilizado pela Iguá.
Municípios que receberão o atendimento móvel para cadastramento da Tarifa Social:
– Poço Redondo
– Pinhão;
– Pedra Mole;
– Macambira
– São Miguel do Aleixo;
– Cumbe;
– Amparo do São Francisco;
– Canhoba;
– Itabi;
– Cedro de São João;
– Brejo Grande;
– Ilha das Flores;
– São Francisco;
– Telha;
– Malhada dos Bois;
– General Maynard;
– Divina Pastora;
– Siriri;
– Santa Rosa de Lima;
– Santa Luzia do Itanhy.
O primeiro município a receber o atendimento móvel será Poço Redondo, programado para esta quarta-feira,10 de setembro. O calendário completo, com datas e locais do atendimento móvel das demais cidades, será divulgado nos canais oficiais da Iguá Sergipe. A campanha será realizada em parceria com as prefeituras locais para ampliar o alcance da iniciativa e garantir que o benefício chegue a quem mais precisa.
Fonte: Iguá Sergipe