
Uma tartaruga marinha da espécie oliva será devolvida ao mar nesta sexta-feira, 4, às 17h, na Praia da Atalaia, em Aracaju. A ação, promovida pela Fundação Projeto Tamar como parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), será aberta ao público e integra as atividades de sensibilização ambiental voltadas à conservação da fauna marinha.
O animal foi resgatado em 1º de fevereiro deste ano após sofrer interação com atividades pesqueiras, considerada a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas em todo o mundo. A tartaruga apresentava lesões graves nas nadadeiras do lado direito, incluindo fratura, além de um quadro respiratório compatível com pneumonia. Desde então, passou por tratamento clínico intensivo e um processo de reabilitação física e comportamental, até atingir condições ideais para retornar ao seu habitat natural.
Segundo a Fundação Projeto Tamar, eventos como este são importantes momentos de conscientização sobre os desafios enfrentados pelas espécies marinhas e reforçam o papel da sociedade na sua preservação.
A tartaruga oliva, espécie de menor porte entre as que ocorrem no Brasil, tem no estado de Sergipe o principal sítio reprodutivo do país. A sua conservação é vital para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos ecossistemas marinhos e costeiros.
O PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. Em Sergipe, o projeto é executado pela Fundação Projeto Tamar e pela Fundação Mamíferos Aquáticos, sob responsabilidade técnica da Mineral Engenharia.
Em caso de encontro com mamíferos, aves ou tartarugas marinhas debilitados ou mortos, a população deve acionar o serviço de resgate pelo telefone 0800 79 3434.
Com informações da assessoria de comunicação