Os 100 motoristas dos táxis lotação que atuam no Bairro Santa Maria decidiram paralisar as atividades na manhã desta segunda-feira, 7, como uma forma de protesto para tentar sensibilizar a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para regularizar o trabalho. Desde às 10h os motoristas realizam uma carreata pelas avenidas principais da capital e a partir do meio dia até às 18 h, os motoristas retornarão às atividades e disponibilizando gratuitamente o serviço. Classe diz que mais de 100 pais de família ficarão sem trabalho
Os taxistas afirmam que a ação deles é em prol do povo. “Isso aqui (aponta pra rua), é uma ação voltada pra comunidade. Muitos necessitam mais que urgentemente do nosso trabalho. As ruas, sempre destruídas, dificultam o trabalho de qualquer um que venha aqui. Nenhum táxi vindo de fora (os regularizados) vem pra cá na noite quando escutam Santa Maria”, afirma o presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos do bairro Santa Maria (Cooptasma), Carlos Alberto Santos.
![]() |
Taxistas parados no ponto do Santa Maria |
Ele afirma que até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não vai até o bairro quando o caso é de doença. “Várias vezes pegamos senhoras no braço, em ruas que ninguém consegue chegar, já que as ruas são estreitas. Até mesmo a polícia não tem como chegar nesses pontos” explica Carlos.
Uma das reclamações que impera fixa-se na suposta irregularidade de táxis regularizados no restante da capital. “Tem pessoas que possuem mais de 15 pontos. Como pode uma coisa dessas acontecer? Há tanto tempo trabalhando aqui e a Prefeitura nada faz. Mandam a polícia pra vir amedrontar a nós. Amigos foram agredidos e perseguidos pelo pessoal da SMTT. O prefeito deveria tomar vergonha quando diz que oferece transporte de qualidade”, reclama o taxista Edílson de Jesus, 33.
De acordo com o assessor de comunicação da SMTT, Jairo Alves, os taxistas devem procurar o órgão gestor para acertar a regularização. “Eles estão errados em fazer uso de carros com placa cinza para transporte de passageiros. Eles deveriam ter ido atrás da SMTT e da Câmara para ser criada uma linha naquela localidade”. Ele coloca ainda que a Secretaria continuará realizando a fiscalização não só no Santa Maria como em outros bairros que servem como pontos para a ilegalidade dos táxis.